Walter Dohme nasceu em 1951 em Lima, capital do Peru. Naturalizado brasileiro, ingressou no Movimento Escoteiro em Guarulhos, no ano de 1963, como membro juvenil. Foi escoteiro, escotista, dirigente e formador, com atuação nos diversos níveis da organização escoteira, conquistou a IM do Ramo Escoteiro em 1983, sendo DCIM. Dirigiu vários cursos de formação. Também foi portador da Comenda Tiradentes, Comissário Regional e Conselheiro Nacional, além de outras funções desempenhadas.
Walter foi um marco no Escotismo paulista. Um exemplo de adulto para seus jovens, não só pela sua prática, mas também por suas ideias inovadoras, tendo sido o Coordenador do maior acampamento de São Paulo, o Ajuri Nacional no CEMUCAM, em 1984, com 6.000 acampados. Além de escoteiro, era escritor, ilustrador, ludo-educador e ecologista. Publicitário, proprietário da Dohme Propaganda e Editora Informal, sempre será lembrado pela criação do personagem “Alertino, o escoteiro”, símbolo deste prêmio.
Casou-se com Vânia, com quem teve duas filhas: Vanessa e Samanta. Chefe Walter o grande ilustrador Escoteiro do Brasil possuía muitas habilidades, uma mente brilhante e criativa, deixa uma grande contribuição ao ME através de suas ilustrações. Partiu para o Grande Acampamento em 2015, deixando um grande legado, dentro e fora do Escotismo.