A Padaria Artesanal foi um projeto dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo financiado pela Cargill para levar receitas saudáveis de pães para comunidades de São Paulo. Vigente desde 2018 e finalizada em 2019, a iniciativa abrangeu escoteiros e não escoteiros: 10 instituições sem fins lucrativos e 13 Unidades Escoteiras Locais foram contempladas, totalizando 1.541 pessoas atingidas.
Foram oferecidos cursos com duração de quatro horas no Centro Escoteiro Jaraguá (CEJ), em São Paulo, às quintas-feiras, proporcionando que o espaço fosse ocupado pela comunidade local. Além disso, aos fins de semana foram realizadas oficinas em UELs e organizações que as solicitaram.
Os objetivos do projeto eram: transmitir conhecimento e habilidades em panificação para as comunidades de São Paulo; diminuir desperdícios de alimentos; estimular o empreendedorismo nas comunidades; despertar o interesse por alimentos saudáveis; criar multiplicadores de hábitos saudáveis nas comunidades; e criar receitas sustentáveis e saudáveis de pães.
Veja o vídeo final do projeto Padaria Artesanal:
Padaria Artesanal em números:
– 5 receitas diferentes ensinadas;
– 16 bairros contemplados pelo projeto;
– 928 pães feitos, consumidos e distribuídos em áreas de vulnerabilidade socioeconômica;
– 48 oficinas em Unidades Escoteiras Locais e instituições sem fins lucrativos;
– 16 cursos no Centro Escoteiro Jaraguá (CEJ);
– 1.541 pessoas que experimentaram receitas saudáveis.