Menino de 7 anos vira símbolo de solidariedade em Águas da Prata, SP
Foto mostra a criança coberta por lama na ajuda de limpeza das casas.
Cidade já arrecadou 3 toneladas de donativos após enchente de domingo.
Um menino de 7 anos do grupo de escoteiros Rainha das Águas se tornou um símbolo de solidariedade em Águas da Prata (SP). Uma foto publicada nas redes sociais mostra a criança coberta por lama durante a ajuda na limpeza de casas que foram atingidas pela chuva que causou alagamentos em São João da Boa Vista e Águas da Prata no último domingo (3). Pelo menos 50 famílias ficaram desalojadas e, na segunda-feira (4), a Prefeitura decretou estado de emergência.
O gesto de Renato Sinelli Ultramar sensibilizou os moradores da cidade, que ainda tenta se recuperar dos estragos causados pela chuva. “A rua e a casa estavam cheios de lama. Eu limpei, precisava né”, disse o garoto, que ficou feliz em ter ajudado os moradores.
“A gente viu toda aquela lama, todas aquelas pessoas que perderam tudo. A gente vê gente indo para outros países ajudar, porque não ajudar aqui do lado?”, afirmou a mãe do menino, Lígia Sinelli.
Doações
A Escola Municipal Áurea Soares de Oliveira está repleta de donativos e as roupas e sapatos já são suficientes para atender às famílias atingidas pela enchente. “Nós precisamos de repelente, inseticida, produtos de higiene pessoal, utensílios domésticos de cozinha, colchão de casal e vinagre para a limpeza das roupas”, explicou a secretária de Educação, Rosemeire Francisco.
Escoteiros de Águas da prata e de cidades vizinhas ajudam a carregar os caminhões com as doações, que são levadas até os bairros atingidos. “Cada família preencheu uma ficha e no centro de doações a gente separa e distribui no caminhão”, afirmou o chefe dos escoteiros Pedro Antônio Henández Costa.
Quem puder ajudar de alguma forma pode ir até a escola, que fica na Avenida Doutor Armando Salles de Oliveira, no Centro. Outras informações pelo telefone (19) 3642-1316.
Temporal
A chuva provocou destruição em vários pontos de Águas da Prata. A força da água foi tanta que três caminhões que estavam estacionados na rua acabaram sendo arrastados por 50 metros.
Moradores encontraram peixes no asfalto e horas depois da chuva o rio ainda estava com uma forte correnteza. Na Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-342), que liga Águas da Prata a Poços de Caldas, um barranco chegou a desmoronar e bloqueou a pista.
Lama
Moradores do bairro Cascata, que fica na divisa entre Águas da Prata e Poços de Caldas, estão com dificuldades em transitar pela única estrada que leva à comunidade rural. Com a chuva, deslizamentos deixaram a pista cheia de lama e apenas veículos de pequeno porte conseguem passar. Além disso, quatro postes caíram, deixando o bairro sem a rede de telefonia.
Fonte: Reprodução/EPTV (http://goo.gl/2p7C5H)