Quando você abre as inscrições para uma atividade escoteira e as vagas se esgotam em 24h, você sabe que está fazendo um bom trabalho, mas que tem uma grande responsabilidade em manter essa qualidade!
Foi com esse sentimento que a Coordenação Regional da Modalidade do Ar de São Paulo (CMASP) enfrentou a maratona de preparação e execução do CATAr de Jovens de 2015.
O primeiro desafio foi readequar a programação para uma atividade de 3 dias. Um dia a mais permitiria à equipe apresentar de uma forma gradual vários conceitos. E se em dois dias os escoteiros e sêniores saem do curso apaixonados pela aviação, imagina em três dias? E na Academia da Força Aérea ainda?
Foram 3 dias de CATAr, o 1° dia aconteceu na cidade de Araras dentro do belíssimo Horto da Aheda, num casarão que no século 19 serviu de residência do Administrador da ferrovia local. Ali foi possível iniciar instruções sobre conceitos fundamentais de física, profissões aeronáuticas, aeromodelismo, meteorologia, etc.
No dia 2 de maio seguimos bem cedo para a cidade de Pirassununga onde ficamos até o final do dia 3 de maio nas instalações da AFA. Lá tiveram a oportunidade de logo cedo visitarem o hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea, a famosa Esquadrilha da Fumaça. Conheceram de perto o novo avião da esquadrilha, o A-29 Super Tucano, antes mesmo de qualquer show de demonstração aérea dessa aeronave.
Os jovens conheceram várias aeronaves, suas estruturas internas, os procedimentos de controle, manobras e checklist para operação. Entenderam muito bem como funcionam os diferentes tipos de motores e se divertiram muito com o aeromodelismo e as histórias aeroespaciais.
Sem dúvida foi uma experiência fantástica que proporcionou um conhecimento interessante e adicional aos jovens.
E que venha o CATAr 2 de Jovens em Agosto!
Texto e fotos: Rudner Lauterjung e Sergio Malanconi