Foram quatro dias de muito aprendizado. Quatro dias de troca de experiências e de vivência escoteira para além das fronteiras do Estado de São Paulo. De 10 a 13 de outubro, 13 escotistas e dirigentes indicados pela Região São Paulo participaram de três capacitações estratégicas de nível nacional: o Curso Nacional de Gestão de Adultos – Nível 1 (CNGA 1) e o Curso Nacional de Gestão Institucional – Nível 1 (CNGI 1) na cidade de Aracruz (ES); e o e o Curso Nacional de Gestão do Programa Educativo – Nível 1 (CNGPE 1) em Florianópolis (SP).
De acordo com o dirigente Maurício Maleski, do 175º Grupo Escoteiro do Mar Albatroz, valeu a pena percorrer os pouco mais de mil quilômetros entre Cubatão, onde reside, e Aracruz, para participar do CNGA1. “Para poder dirigir cursos da linha de formação eu preciso fechar o nível (o que inclui dirigir cursos técnicos ou oficinas) e tudo que aprendi nesses dias estão sendo de grande valia para a execução do Curso Técnico da Modalidade do Mar, meu primeiro curso como diretor”, explica Maleski, que é Coordenador Regional Adjunto da Modalidade do Mar, e no último final de semana já dirigiu a primeira perna presencial do CTMAR-SP para quase 40 cursantes na Capitania dos Portos de Santos.
Diretora Adjunta de Métodos Educativos da Região São Paulo – Gestão de Adultos, Maria Toshiko, reconhece o empenho de todos que superaram a distância em busca de conhecimento e troca de experiências para contribuir com a Região Escoteira de São Paulo como gestor de adultos, Programa Educativo e Gestão Institucional. “Muitos voluntários pensam que a conquista da Insígnia de Madeira é o fim da formação, mas não, assim como os jovens, devemos seguir aprendendo sempre, por isso que existe o ciclo de formação do adulto. Agora devemos incentivar esse time a fechar os níveis e receberem a terceira conta”, completou ela.