Região Escoteira de São Paulo realiza o Curso Técnico da Modalidade do Mar

Nos finais de semana dos dias 02 e 03, 16 e 17 de março foi realizado em São Paulo o CTMar (Curso Técnico da Modalidade do Mar), oito anos após sua última edição, em 2016.

O CTMAR tem como objetivo proporcionar a Escotistas e Dirigentes a capacitação voluntária para prevenção e condução segura de atividades escoteiras em níveis aquáticos e marítimos em variadas configurações de ambientes e regiões.O curso também esclarece a finalidade e a formação de um Grupo Escoteiro da Modalidade do MAR como recurso no programa escoteiro, sugere a formação de equipes de segurança em Unidades Escoteiras Locais (UELs) e cuidados com o patrimônio de uso marítimo. Além disso, vai capacitar para a prova de Arrais Amador.

Com 40 cursantes, a iniciativa formativa teve atividade com os bombeiros, marinha e diversos especialistas, onde os cursistas tiveram a oportunidade de desenvolver importantes habilidades para aplicação de atividades náuticas.

No final de 2023, a Escoteiros do Brasil – Região São Paulo conseguiu novamente o certificado de escola náutica, e com isso, todos os participantes do CTMar poderão prestar a prova do Arrais amador.

A Arrais Amador é uma categoria de habilitação náutica que permite ao seu titular a condução de embarcações para fins recreativos, de lazer ou de competições em águas abrigadas, como rios, lagos, represas e baías. É uma das categorias de habilitação náutica definidas pela Marinha do Brasil — que estabelece os requisitos para a obtenção da Arrais, bem como as competências e limitações dos candidatos a essa habilitação.

Após dois fins de semana do curso, os participantes têm a prova marcada junto à marinha, para completar o processo.

Para a Diretora Adjunta de Programa Educativo – Gestão de Adultos, chefe Maria Toshiko, ” O Curso é, como o CATAr, de grande importância para a boa aplicação do programa educativo, em especial das modalidades, e para a região de São Paulo, esse era o único curso que não tinha sido aplicado ainda na gestão” completa.

O Diretor-Presidente da Região de São Paulo, Rodrigo Ramos de Freitas (também conhecido como Rodriguinho), esteve presente como cursante e ressalta “Conseguimos atender uma solicitação de vários anos da modalidade, e agora, esse curso entra na grade de cursos da região de São Paulo, feito com extrema competência pela equipe de formadores e coordenação da modalidade. Com toda certeza, cumpriu o esperado”, completa o diretor.

Durante todo o curso, o Barco Escola da Região Escoteira de São Paulo, o Lis dos Mares, esteve em pleno trabalho, proporcionando aos cursantes a experiência prática do curso, e atendendo a todas as necessidades que a iniciativa de formação precisou.

Não fique de fora do próximo CTMar que irá acontecer nos dias 02 e 03/11/2024 (1 parte) e 30/11 a 01/12/2024 (2 parte).


Confira as fotos do evento

Região Escoteira de São Paulo realiza o Curso Técnico da Modalidade do Mar
Rolar para o topo