O evento foi o resultado de um trabalho essencial para disseminar a importância e naturalidade da temática de relações institucionais e a potência dela para o trabalho das Unidades Escoteiras Locais (UELs)
Nos dias 28 e 29 de outubro, a região de São Paulo foi sede do Seminário Nacional de Relações Institucionais, promovido pela Diretoria Nacional de mesmo nome. Na oportunidade, a região foi base para toda estrutura do evento on-line, recebendo a equipe nacional no Centro Escoteiro Jaraguá.
O estava alinhado com as estratégias de relacionamento e incidência política dos Escoteiros do Brasil para os próximos anos. Durante o evento ocorreram 5 painéis, sendo: Relações com o poder público, Setor privado, Incidência em políticas públicas e participação em conselhos, Sociedade civil e Parcerias estratégicas.
Além disso, foi apresentada a nova Política Nacional de Relações Institucionais e Governamentais dos Escoteiros do Brasil, que pode ser consultada aqui. O documento foi pensado e construído por muitas mãos, com orientações e diretrizes sobre nosso posicionamento e relacionamentos com a sociedade e tem o objetivo de reconhecer os Escoteiros do Brasil enquanto uma instituição educacional relevante.
A iniciativa contou com a participação de organizações parceiras, entre elas: Fundação Escoteira Mundial, United Nations Population Fund (UNFPA), Votorantim Cimentos, Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica, universidades, WWF , CONJUVE – Conselho Nacional da Juventude, Bauhinia, Conselho Nacional da Juventude de Portugal, Coalizão Brasileira, Fundação Abrinq e muitas outras!
Contou também de alguns atores de relevância social, como o coordenador de juventudes do estado de São Paulo Juliano Borges, o Senador suplente Paulo Salamuni, a referência na participação em conselhos, Diogo Laux , o Vereador de Foz do Iguaçu Kalito Stoeckl, a referência em voluntariado empresarial Carolina Müller, o presidente do Conselho Nacional da Juventude Marcus Barão, a ecóloga Anita Valente da Costa, além do Conselho Nacional de Administração dos Escoteiros do Brasil (CAN), representados por Deomar e Ilka.
“O evento foi fabuloso, pois serviu para trazermos ainda mais a importância do relacionamento institucional da instituição com os distintos setores, e potencializar a temática, para o crescimento dos Escoteiros do Brasil e alcance dos objetivos do Planejamento Estratégico 2022/2025”, conta Matheus França, Diretor Regional de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil – São Paulo.
A realização do evento visa a construção de um mundo melhor com uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e ambientalmente equilibrada, que garanta absoluta prioridade para as crianças, jovens, populações minorizadas e socialmente vulneráveis, promovendo necessariamente uma política de parcerias a aproximações institucionais responsável e estrategicamente planejada.