A Região escoteiro de São Paulo foi representada pela coordenadora de estudos escoteiros da região de São Paulo que abriga a Rede escoteira de profissionais da educação, chefe Vania D’ Angelo Dohme que é Doutora em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), 50 anos de movimento escoteiro – Presidente Grupo Escoteiro Parecis e Coordenadora Nacional da Equipe de Ensino à Distância – Adjunta.
A Rede Escoteira de Profissionais de Educação é uma rede de intercâmbio de conhecimento, produções e participações entre profissionais de educação que atuam no Escotismo e profissionais de educação do Ensino formal do infantil à pós-graduação.
Implementada em 2022 na região escoteira de São Paulo, o objetivo é oferecer um espaço para discutir a educação formal e informal e trocar experiências de ambos os lados, compartilhando programas escoteiros, experiências bem-sucedidas em sala de aula, trabalhos acadêmicos, produções teóricas escoteiras e facilitação da participação em Eventos Escoteiros e educacionais. Aprendendo, ensinando e aumentando nossa inserção na comunidade.
Em um painel apresentado durante o congresso, a escotista trouxe as boas práticas que estão sendo aplicadas em São Paulo, além de contribuições positivas a todos os participantes do evento.
Esse caso de sucesso sobre a ligação escotismo e educação contribui positivamente para os objetivos do escotismo.
“O congresso de educação escoteira apresentou um panorama do escotismo realmente em movimento, alinhado às tendências globais de educação e pronto para atender, com a mesma eficiência de sempre, a geração atual imersa em um ambiente altamente tecnológico, inundada pela comunicação e de grande diversidade”, comenta Vania Dohme.
A rede é aberta a todos os profissionais de educação, voluntários escoteiros, ex membros escoteiros e interessados em geral em discutir a confluência entre a educação formal e informal.