O Projeto #1000Hortas vai mostrar como higienizar os alimentos. Afinal, por que é fundamental fazer uma boa higienização antes de consumir frutas e verduras cruas? Para eliminar microorganismos que possam estar presentes nestes alimentos e que são responsáveis por problemas gastrointestinais.
A higienização também é conhecida como sanitização. Ela garante alimentos livres de microrganismos, além de estimular o consumo, a durabilidade e ganhar tempo no preparo.
Neste momento de pandemia, esse processo é ainda mais necessário, já que os cuidados com o que colocamos dentro de casa precisam ser redobrados. Veja as dicas abaixo:
HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS
- Faça a higienização das mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos.
- Lave as frutas, verduras ou legumes em água corrente removendo toda a sujeira.
- Em uma tigela, faça uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou utilize hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante.
- Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução por 15 minutos.
- Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente.
- Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados em potes com tampa e colocados na geladeira para aumentar sua durabilidade.
Tábua de corte
O uso da faca faz com que a tábua de madeira ganhe fissuras, que podem acumular água e restos de alimentos, terreno ideal para a proliferação de microrganismos. As versões de madeira são, inclusive, proibidas em restaurantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A indicação é que a superfície seja lisa e impermeável, por isso, até mesmo em casa, uma opção é a tábua de vidro temperado, fácil de limpar, secar e não guarda cheiro. A versão de plástico, com o tempo, também pode ficar comprometida. Nesse caso, troque-a sempre que apresentar ranhuras e higienize-a conforme indicado abaixo:
- Limpe a tábua com uma esponja e detergente neutro.
- Lave-a em água corrente e, em seguida, deixe-a por 15 minutos em uma solução com 1 colher de sopa de água sanitária e 1 litro de água.
- Retire a tábua da solução, coloque-a de pé para escorrer o excesso de água e deixe secar naturalmente.
- Guarde-a em local seco e arejado.
Embalagens
As embalagens podem concentrar grande quantidade de micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas, por isso lave-as bem antes de consumir alimentos enlatados ou leite longa vida, por exemplo.