De 16 a 18 de novembro a cidade de Fortaleza-CE foi sede do Encontro Nacional de Jovens Líderes. Cerca de 60 pessoas, entre jovens e equipe de serviço, se reuniram no Lar Fabiano de Cristo, na capital cearense, para três dias de aprendizagem e troca de conhecimento e ideias, a fim de discutir o empoderamento juvenil para dentro e fora do Movimento Escoteiro.
Ao todo, 13 estados do país foram representados, com participantes do Rio Grande do Sul, Maranhão, Amazonas e Piauí, além do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná. São Paulo levou até o evento cerca de 8 representantes, incluindo membros do Núcleo Regional de Jovens Líderes, Comissão Pioneira, Diretoria Jovem e dois jovens que foram selecionados através de um processo seletivo inédito.
“Para o Encontro Nacional deste ano pensamos em apresentar algo que pudesse contemplar não somente a Rede como um todo, mas que os participantes pudessem ver que eles como pessoas também fazem parte do processo”, disse Diogo Freitas, comunicador do Núcleo Nacional de Jovens Líderes.
Pedro Hernandez, comunicador do Núcleo Regional de Jovens Líderes em São Paulo, participou do Encontro pela primeira vez e disse ter gostado muito: “Para mim foi repleto de muito conhecimento, alegria e entrosamento entre jovens do Brasil inteiro”. Ele já pensa na próxima edição, que será em São Paulo. “Agora é se preparar e organizar tudo para que seja um evento como foi o de Fortaleza, com discussão, troca de conhecimento e de ideias”, afirmou.
No primeiro dia, uma palestra com o Instituto Você abordou a importância de vivermos o momento presente, a realidade, e como manter uma mente ativa. A cultura se fez viva com a Feira das Regiões, onde cada estado mostrou um pouco dos costumes, alimentos típicos e produtos de casa.
Uma conversa com o atual Vice Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Ivan Nascimento, sobre como o escotismo brasileiro se financia marcou o sábado, além da apresentação feita pelo Núcleo Nacional de Jovens Líderes sobre o Escotismo Internacional e suas instâncias.
As crianças atendidas pelo Lar Fabiano de Cristo realizaram uma apresentação musical para os presentes. Por meio do projeto Acordes de Fabiano, os atendidos tocaram músicas famosas no violino e nas flautas, como forma de agradecimento pela campanha de arrecadação de instrumentos feita pelos jovens líderes.
“Nós, enquanto Núcleo Nacional, saímos do evento com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que os resultados lá apresentados serão replicados a cada região escoteira”, finalizou Diogo.