ORDEM DO DIA PARA OS ESCOTEIROS DO MAR

 

Rio de Janeiro, RJ.

 

Em 11 de junho de 2014.

 

 

ORDEM DO DIA PARA OS ESCOTEIROS DO MAR

  

Assunto: 149º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha

 

A vitória na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, concorreu, definitivamente, para o desfecho favorável aos aliados na Guerra da Tríplice Aliança, sendo uma das passagens mais importantes da nossa História. Ao relembrarmos as circunstâncias e os fatos inseridos no contexto daquele confronto, temos a oportunidade, não só de exaltar os feitos dos homens corajosos que lá lutaram, mas, também, de procurar compreender o significado daquele acontecimento, que transformou-se na Data Magna.

 

Quando o Brasil foi levado a participar daquela campanha, por ter seu território invadido, não possuíamos navios adequados a um teatro de operações fluvial, no qual, obrigatoriamente, teríamos que navegar próximo das margens e em águas mais rasas. Além do mais, estávamos tecnologicamente defasados em relação aos progressos já alcançados à época.

 

Após a difícil participação na retomada da cidade argentina de Corrientes, lindeira ao Rio Paraná, as unidades brasileiras, Comandadas pelo Chefe-de-Divisão Francisco Manoel Barroso da Silva, encontravam-se fundeadas, na noite de 10 de junho, nas proximidades daquela localidade.

 

No amanhecer do dia seguinte, foi avistada a Esquadra oponente, com oito embarcações e seis chatas artilhadas rebocadas, que se aproximava a montante. Mais adiante, na margem esquerda, muitos de seus soldados e canhões haviam sido estrategicamente posicionados e aguardavam, sorrateiramente, o momento de entrar em ação. Era dessa maneira que o inimigo pretendia romper a obstrução, por nós imposta, em sua principal via de abastecimento.

 

Prontamente, o Almirante Barroso ordenou o suspender de seu Grupo-Tarefa, arvorando o sinal “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”, a bordo do Capitânia, a Fragata “Amazonas”. Demonstrando a sua inegável aptidão de líder, conduziu seus homens para o marcante confronto, cujo desenrolar produziu atos de bravura e coragem que são, permanentemente, lembrados e cultuados.

 

Os adversários, com o apoio do armamento camuflado em terra, conquistaram uma vantagem inicial. Às 12 horas, tínhamos duas belonaves encalhadas e a Canhoneira “Parnaíba” havia sido dominada, apesar da tenaz resistência oferecida pela sua Tripulação, da qual faziam parte os Guarda-Marinha Greenhalgh e Imperial Marinheiro Marcílio Dias, heróis que tombaram em combate, como muitos outros.

 

A partir daí, ocorreu um rápido embate e, após, junto à foz do Riachuelo, pequeno afluente do Paraná, em trecho de difícil navegação, travou-se o engajamento cruel, sangrento e decisivo.

 

O Almirante Barroso, após ter descido o rio, retornou ao local da acirrada luta e, em corajosa iniciativa, abalroou, com o seu Capitânia, três barcos oponentes e uma chata, pondo-os a pique, e invertendo o quadro desfavorável da disputa.

 

Finalmente, o sinal “SUSTENTAR O FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA” é envergado no mastro principal da Fragata “Amazonas”. O êxito era definitivo, com o inimigo batendo em retirada! Dessa forma, foi garantido o bloqueio das vias fluviais, através das quais fluía o apoio logístico do adversário, obrigando-o a assumir uma postura defensiva.

 

A contundente atuação daqueles combatentes, com desprendimento e vigor, sobrepujou a deficiência dos meios, permitindo-lhes superar todos os óbices que se apresentaram, a fim de cumprir a missão confiada.

 

Baseado nos dignificantes exemplos do passado e no árduo trabalho do presente, estamos seguros que o futuro apresenta-se auspicioso, tendo como elemento fundamental a dissuasão como principal instrumento de um Estado que presa a paz. Em sintonia com o crescimento da Nação, hoje uma das maiores economias do mundo, e de acordo com as orientações emanadas da Estratégia Nacional de Defesa, permanecemos empenhados em poder contar com uma Força à altura da nossa relevância no cenário internacional e que seja possuidora de capacidades que garantam os interesses, não só na “Amazônia Azul”, como nas hidrovias e águas interiores.

 

Alguns anos após a vitória na Batalha do Riachuelo, mais precisamente no dia 17 de abril de 1910, o Encouraçado Minas Gerais chegou ao Brasil, vindo da Inglaterra, trazendo os primeiros manuais, uniformes e escoteiros brasileiros, filhos de alguns Oficiais e Suboficiais que fizeram parte do início do Movimento Escoteiro naquele país.

 

O jovem Aurélio Azevedo Marques, filho do então Suboficial Amélio de Azevedo Marques, foi o primeiro “Boy Scout” brasileiro, que fez promessa na Inglaterra, e junto com os demais Marinheiros é considerado o introdutor do Escotismo no Brasil. Logo que chegaram ao Rio de Janeiro fundaram, em 14 de junho daquele ano, o Centro de Boys Scouts do Brasil, no bairro do Catumbi, próximo ao sambódromo, na Rua do Chichorro número 13.

 

O escotismo na modalidade Mar procura desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da Marinha. Neste diapasão, não se pode negligenciar a transmissão dos valores éticos e morais que norteiam a vida do Marinheiro e do Escoteiro.

 

Assim, verifica-se que os princípios e valores cultivados pela Marinha do Brasil, tão bem evidenciados na Batalha de Riachuelo, estão presentes nos Escoteiros do Mar, desde o seu nascimento no Brasil até os dias de hoje, sendo os nossos Escoteiros do Mar importantes instrumentos de disseminação da Mentalidade Marítima no seio da sociedade e elementos que personificam o “espírito marinheiro”, caracterizado pela solidariedade, amizade, trabalho em equipe, honestidade e dedicação à nossa Nação Brasileira.

  

 

MARCELO FRANCISCO CAMPOS

Contra-Almirante

 

Comandante da Escola Naval

ORDEM DO DIA PARA OS ESCOTEIROS DO MAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo