O maior Congresso Regional Escoteiro da nossa história

De 11 a 13 de março, São Caetano do Sul foi palco do Congresso Regional Escoteiro 2016, que contabilizou cerca de 800 participantes, dentre eles, mais de 500 delegados das quase 320 Unidades Escoteiras Locais da Região Escoteira de São Paulo.

 

Na sexta-feira à noite, 11 de março, aconteceu a 1ª Sessão Plenária do XV Fórum Regional de Jovens Líderes, momento em que os jovens presentes, além de discutir assuntos de interesse da Rede de Jovens Líderes, puderam conhecer as propostas das chapas candidatas à Diretoria Regional para o mandato 2016-2019, especialmente as relacionadas ao protagonismo e engajamento juvenil.

 

No sábado pela manhã, 12 de março, após a Sessão Solene de Abertura do Congresso Regional Escoteiro 2016 “Diversidades que nos unem”, enquanto alguns congressistas permaneceram no Teatro Municipal “Paulo Machado de Carvalho” para o seminário sobre a Previsão Orçamentária Regional 2016-2017, outros congressistas se dirigiram à Escola Estadual “Idalina Macedo Costa Sodré” para as oficinas e seminários programados: Captação de Recursos, pelo Gerente Nacional de Mobilização de Recursos do Escritório Nacional, Rafael Cardeal; Gerenciamento de Conflitos em Grupos Escoteiros, pelo coaching e escotista Marcos Cunha; Grupo Escoteiro e a Comunidade, pela Equipe Regional de Mensageiros da Paz; Tradições x Inovações, pela Diretora Regional de Programa Educativo, Sonia Jorge; Gestão de Voluntariado, por Silvia Naccache, do Centro de Voluntariado de São Paulo; Especialidades em foco: orientação para escotistas, pelo Gerente Nacional de Gestão de Adultos do Escritório Nacional, Marcos Ramacciato; e a apresentação do trabalho da Comissão Municipal do Movimento Escoteiro e Bandeirante (COMEB). Na ocasião, também foi feito o lançamento do livro “Uma Vez Caramuru”, comemorativo aos 60 anos do Grupo Escoteiro Caramuru 26SP.

 

No sábado à tarde, em seguida à Sessão Solene de Abertura da XXXIII Reunião Ordinária da Assembleia Regional Escoteira – que contou com representantes do Poder Executivo e Legislativo de São Caetano do Sul e na qual foram homenageados todos os Diretores e Coordenadores Regionais, Titulares e Adjuntos, Assessores Jurídicos Regionais, Comissários Distritais e membros da Comissão Fiscal Regional, Comissão de Ética e Disciplina Regional e do Núcleo Regional de Jovens Líderes da gestão 2013-2016 – , foi realizada a palestra magna “Diversidades que nos unem”, proferida pelo Prof. Dr. Carlos Temperini, um dos grandes responsáveis pela elaboração do Posicionamento Institucional dos Escoteiros do Brasil sobre a Homoafetividade.

 

Logo após, na 1º Sessão Plenária da Assembleia Regional Escoteira, foram eleitas a Mesa Diretora dos Trabalhos e suas Comissões Assessoras, e apreciados o Relatório Financeiro 2015, com parecer favorável da Comissão Fiscal Regional, a Previsão Orçamentária para 2016-2017 e o Relatório de Gestão 2015 da Diretoria Regional que encerrou seu mandato.

 

Para finalizar o sábado, ocorreram a Reunião de Gilwell e a 2ª Sessão Plenária do Fórum Regional de Jovens Líderes, na qual foram eleitos Vinicius Botelho, Coordenador, e Fernando Kobaia e Raphael de Taranto como Comunicadores do Núcleo Regional de Jovens Líderes, e os delegados regionais ao Fórum Nacional de Jovens Líderes deste ano.

 

O domingo, 13 de março, começou com os Encontros das Modalidades do Ar e do Mar, de Radioescotismo e de Colecionadores Escoteiros, e com a palestra “A prática do protagonismo juvenil em uma Unidade Escoteira Local judaica”, por André Wainberg, Coordenador do Departamento de Juventude da CIP (Congregação Israelita Paulista), entidade mantenedora do Grupo Escoteiro Avanhandava 04SP, único de denominação religiosa judaica na Região Escoteira de São Paulo. Palestra seguida por um momento de reflexão espiritual conduzido pela Coordenação Regional de Espiritualidade e pelo Grupo Escoteiro Líbano-Brasileiro 396SP, o único de denominação religiosa muçulmana da nossa Região.

 

Os trabalhos da Assembleia Regional Escoteira foram retomados com as apresentações das propostas das chapas candidatas à Diretoria Regional e a realização das eleições da Diretoria Regional e dos membros titulares e suplentes da Comissão Fiscal Regional e Comissão de Ética e Disciplina Regional para o mandato 2016-2019, assim como  dos delegados regionais à Assembleia Nacional Escoteira 2016, a ser realizada em Campo Grande/MS.

 

Após o almoço, houve a apresentação dos relatórios dos Conselheiros Nacionais residentes em SP e do relatório da delegação paulista ao Congresso Nacional Escoteiro 2015, realizado no ano passado em São Bernardo do Campo, e a escolha de São José do Rio Preto, do 36º Distrito Escoteiro Norte Paulista, como cidade-sede do Congresso Regional Escoteiro 2017, além das recomendações do Fórum Regional de Jovens Líderes.

 

Findados os Assuntos Gerais, foram empossados os delegados regionais à Assembleia Nacional Escoteira de 2016 e os membros da Comissão Fiscal Regional (Silvio Miyazaki, Renato Brenezer e Barbara Campos) e da Comissão de Ética e Disciplina Regional (Ronaldo Engracia, Eduardo Gutierrez e Fernando Palmieri) para o triênio 2016-2019. Por fim, dentre 506 votos válidos, a chapa #façapartedaevolução foi anunciada como a Diretoria Regional eleita para o mesmo triênio, com 56% (283 votos), frente às chapas “Por Amor a São Paulo” com 26% (133 votos) e “Grande Jornada” com 18% (91 votos).

 

Ainda, no domingo à tarde, foi lançado oficialmente, com uma sessão de autógrafos, o livro comemorativo ao 1º Centenário do Escotismo no Estado de São Paulo “Escoteiros de São Paulo: 1914-2014”, de autoria de Alexandre Banchi, encerrando o ciclo de comemorações do nosso primeiro centenário iniciado em 2014.

 

O maior Congresso Regional Escoteiro da nossa história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo