No último dia 12 de maio, sábado, ocorreu a cerimônia de inauguração oficial da Alcateia Autônoma Shisa Okinawa 446/SP, no Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema – SP.
A nova seção autônoma foi aberta pelos escotistas Paulo Roberto Gomes e Marcia Thais Gomes, ambos integrantes da equipe regional do Ramo Lobinho, além de Andrea Caetano Gomes.
Roberlei Beneduzi, diretor Financeiro, e Bia Reali, diretora de Programa Educativo, representaram a Diretoria Regional. Estiveram presentes também Alessandra Aya, como Agente de Desenvolvimento Regional, e Kuma e Cristina Sototuka, como Coordenação Regional de Crescimento e Expansão.
Escotismo é reconhecidos pela comunidade
Durante a cerimônia, o presidente da Associação Okinawa Kenjikai do Brasil, Eiki Shimabukuro, pronunciou sua alegria em ter uma unidade escoteira local em seu espaço e falou sobre como o Escotismo é importante na formação das crianças de hoje. Depois, houve a apresentação de um grupo de Taiko e um workshop de Karatê, que traduzem um pouco das peculiaridades da cultura de Okinawa.
Apoio internacional
A voluntária patrocinada pela JICA, Rie Yamamoto também participou do evento, uma vez que a unidade escoteira local foi aberta em uma comunidade de cultura japonesa. Vinda do Japão em 2017, Rie faz estágio no Escritório Regional e sua missão no Brasil é aprender sobre Escotismo brasileiro para ajudar a expandi-lo.
Como abrir uma UEL
O processo de abertura de seções autônomas e grupos escoteiros foi recentemente reformulado de forma colaborativa por voluntários da estrutura regional paulista dos Escoteiros do Brasil. O objetivo foi tornar o procedimento mais fácil, garantindo parâmetros mínimos de qualidade e documentação.
Caso tenha interesse em abrir uma unidade escoteira local, basta entrar em contato com o setor de Desenvolvimento Regional pelo e-mail desenvolve@escoteirossp.org.br
Fotos: Fernando Takuji Yokoyama
Parabéns!! Moro na mesma avenida, gostaria de poder visitá-los, como proceder?
Att:.
Daniel de Freitas