Em virtude das matérias veiculadas pela Rede Record e a Rede Globo nos dias 30 de maio e 1º de junho de 2015 sobre a questão da demarcação de terras da tribo indígena dos Guaranis circunscritas no Parque Estadual do Jaraguá, cumpre-nos esclarecer que a recente demarcação autorizada pela Justiça não afeta a atual área do Campo-Escola Jaraguá, garantida em regime de concessão de uso pela Lei Estadual n. 8304, de 19/04/1993, cuja concessão deverá ser renovada em breve por mais 30 anos, conforme manifestado pelo Governador do Estado e Presidente de Honra da Região Escoteira de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, em recente encontro com a Diretoria Regional no Palácio dos Bandeirantes.
Importante ainda frisar que assim como os Guaranis, também temos assento no Conselho Gestor do Parque Estadual do Jaraguá e trabalhamos em conjunto para sensibilização do Poder Público sobre as necessidades das comunidades instaladas na área do Parque, especialmente a indígena, na maioria das vezes negada em seus direitos legítimos assegurados pela Constituição.
Por fim, salientamos que o projeto do novo Campo-Escola Jaraguá, que está em processo de mobilização de recursos e autorização da execução das obras por parte dos órgãos competentes, inclui a visão de trabalho em educação ambiental com a comunidade não-escoteira na área do nosso Campo-Escola, atendendo também o que prevê o Plano de Manejo do Parque Estadual do Jaraguá em vigor.
São Paulo, 03 de junho de 2015.
ANTONIO LIVIO ABRAÇOS JORGE
Diretor Presidente
Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo