O Programa Furnas Social tem por finalidade o apoio às ações sociais capazes de promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores de comunidades menos favorecidas situadas nos municípios onde Furnas possui suas instalações (usinas, reservatórios e bacias hidrográficas correspondentes, subestações, escritórios e linhas de transmissão), bem como locais onde a Empresa tenha concessão para implantação de novos empreendimentos.
O Programa promove a inclusão social, da cidadania e dos direitos e assegura um efetivo retorno institucional a Furnas, consolidando a imagem de uma empresa socialmente responsável.
O 83º Grupo Escoteiro Maxakali foi contemplado no programa, o que permitiu a aquisição de barracas, guias escoteiros, equipamentos de cozinha e materiais de esportes radicais, como cadeirinhas, cordas e mosquetões. Atualmente o grupo trabalha com 80 famílias das regiões de Santana, Cachoeirinha e Guarulhos.
A realização do edital só foi possível graças o apoio da Região Escoteira de São Paulo e a colaboração do funcionário das Furnas Sidney Feitosa, que realiza diversos projetos sociais relacionados a esporte e já foi escoteiro.
O Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Maxakali, Wandeley Correia de Morais Jr, agradeceu o apoio dado pelo programa, contemplando o funcionário com Certificado de Agradecimento.
O Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.