No dia 24 de março o Grupo Escoteiro Itapira 193/SP foi solicitado oficialmente pela direção do Lar São José, em Itapira-SP, a ajudá-los com a arrecadação de alimentos para as 115 crianças e adolescentes carentes atualmente atendidos pelo Lar. “Devido ao momento de crise que todo o país está enfrentando, nossas doações diminuíram significativamente, e hoje estamos com dificuldades em fornecer as refeições para os atendidos”, relatou a diretora Sra. Ivone Casanova.
Neste sentido, o Grupo Escoteiro, capitaneado por seu presidente, Chefe Fernando Palmieri, formulou rapidamente uma Campanha de Arrecadação de Alimentos, através da qual jovens Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Adultos Voluntários puderam exercitar sua cidadania e ajudar o próximo, auxiliando-os na arrecadação de alimentos não perecíveis, sobretudo de Arroz e Feijão, para os jovens assistidos pelo Lar São José.
A Boa Ação e o espírito solidário foi ganhando força através do compartilhamento em redes sociais e a divulgação do cartazete da campanha, elaborado com as informações , fazendo com que diversos munícipes e empresas locais foram entregar diretamente suas doações ao Lar, somando 2000 quilos entre 24 de março e 9 de abril.
Esta rápida, porém importante campanha se encerrou no sábado, 09/04, quando os jovens do Grupo Escoteiro conseguiram arrecadar 800 quilos de alimentos na parte da manhã, defronte aos supermercados da cidade: Antonelli e Rofatto, acompanhados pelos chefes escoteiros do Grupo, autorizados pelas administrações de cada estabelecimento.
Na parte da tarde daquele sábado, ocorreram atividades normais na Sede do Grupo (fundos da Escola Estadual Dona Elvira Santos de Oliveira) das 13h30 às 16h00, e, na seqüência, se deslocaram todos até o Lar São José (Rua São José, 231 – Itapira. Tel: 019 3863-1363), onde entregaram a totalidade das doações arrecadadas.
“Antecipamos assim nossa participação solidária ao “Dia das Boas Ações” (divulgado pela União dos Escoteiros do Brasil para o dia 10/04), além da importante realização de metas para a progressão pessoal de nossos jovens e cumprindo os propósitos de nossa Promessa Escoteira: “Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”, relatou o Chefe Palmieri.