Os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) e com a colaboração da escotista e médica neuropediatra Dra. Luciana Midori Inuzuka Nakaharada, prepararam algumas propostas de atividades para serem aplicadas ao longo do mês de março pelos Distritos Escoteiros e/ou Unidades Escoteiras Locais sobre a conscientização da epilepsia (Março Roxo). No dia 26 de março é celebrado o “Purple Day”, Dia Internacional de Conscientização da Epilepsia.
Clicando no botão abaixo você encontra o boletim e as propostas de fichas de atividades para serem realizadas de forma descentralizada, por Distrito, Unidade Escoteira Local, Seção ou Matilha/Patrulha/Equipe de Interesse, de preferência, no período de 7 a 31 de março de 2020. Caso não possa fazer nesse período, sem problemas! O importante é realizar uma das atividades propostas e conscientizar e falar sobre o tema.
Atualização: Fichas de Atividade Online para o Março Roxo
Em função da paralisação de atividades escoteiras, as fichas de atividade da campanha Março Roxo estão disponíveis de forma adaptada, para serem desenvolvidas em casa e pela internet, sem limite de data. Baixe agora:
Fichas de Atividade (aplicação online)
Todos aqueles que participarem de ao menos de uma das atividades propostas receberão gratuitamente um distintivo do “Março Roxo”. Confira no boletim as regras de participação e instruções para aquisição do certificado e dos distintivos.
Curiosidade: O Dia da Conscientização da Epilepsia, também conhecido como “Purple Day”, foi criado em 2008 por uma menina canadense, Cassidy Megan de 9 anos de idade, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia. Cassidy escolheu a cor roxa para representar a epilepsia devido à flor lavanda, que, segundo ela, é frequentemente associada à solidão, sentimento de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem. Seu objetivo foi mostrar que as pessoas com epilepsia não estão sozinhas. Referência: http://portalfmb.org.br/2018/03/26/26-de-marco-dia-mundial-da-conscientizacao-da-epilepsia/