No dia 8 de abril, a cidade de Araçatuba recebeu a segunda edição do Encontro Itinerante das Coordenações Regionais de Programa Educativo e do Diálogo Itinerante com Representantes Juvenis. Compreendendo os distritos 25º Bauru, 30º Presidente Prudente, 31º Araçatuba e 36º Norte Paulista, o evento reuniu 230 participantes, entre escotistas, dirigentes, lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros, com a mesma programação, materiais e objetivos do primeiro. Na abertura, houve uma apresentação de Taiko do Nipo Brasileiro, cuja sede fica ao lado da escola que sediou o evento.
“Desta vez, a única coisa que aumentamos foi uma pequena pesquisa”, disse Ana Beatriz Reali, conhecida por Bia, diretora regional de Programa Educativo. Algumas fichas, com perguntas diferenciadas para jovens e adultos, foram distribuídas para coletar impressões e sugestões dos participantes logo no fim do encontro.
Em uma das dinâmicas direcionadas aos voluntários, todo as etapas do programa educativo foram desenhadas em uma árvore, da raiz às folhas, passando a ideia de continuidade. “Cada árvore representa um indivíduo que depende do quanto se cuida das pragas, aduba a terra, dedica tempo e rega”, disse Bia. Segundo ela, isso serviu para que os escotistas refletissem sobre seu material de trabalho, que nada mais é do que humano.
Dessa forma, era possível ter a visão do jovem como um todo. A cada ramo ele se desenvolve e se prepara para a próxima fase. Além disso, as competências desenvolvidas no Movimento Escoteiro são úteis para toda a vida e serão mais ou menos estimuladas de acordo com a atuação dos educadores. “Nós criamos uma frase: precisamos de mais jardineiros e menos lenhadores”, disse Bia.
O objetivo dos Encontros e Diálogos Itinerantes é fomentar a aplicação cada vez melhor do Método Escoteiro e do Programa Educativo, além de aproximar as equipes regionais de programa das unidades escoteiras mais distantes no estado de São Paulo.
Nos eventos, também é possível traçar diagnósticos e estabelecer as próximas ações da diretoria. Segundo Bia, os escotistas e dirigentes demonstraram necessidade suporte para suas práticas: “O canal de diálogo foi aberto, as pessoas ficaram receptivas, se abriram e querem ações de reciclagem e de apoio”.
Para os jovens dos ramos lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro, tiveram partes exclusivas dentro da programação junto à Diretoria Jovem, à Comissão Regional Pioneira (CRP), ao Núcleo Regional de Jovens Líderes e aos Mensageiros da Paz.
Veja o álbum de fotos: https://goo.gl/iRQUY9
Um pensamento em “Mais de 200 participantes se reúnem em Araçatuba para Encontro/Diálogo Itinerante de Programa Educativo”