Maior atividade regional pioneira está de volta

Depois de seis anos, o Interclãs reúne pioneiros dos quatro cantos do estado em Santos
Por Gabriehl Kirilov, João Pedro Almeida e Sofia Bergamo

No amanhecer do dia 19 de outubro de 2024, a cidade de Santos deu as boas-vindas ao maior evento do ramo pioneiro da região de São Paulo. Mais de 230 pessoas, entre pioneiros e mestres de diversos cantos do estado, reuniram-se para viver momentos marcantes e mergulhar na cultura santista. Depois de seis anos, começava o Interclãs 2024: Meu Escritório é na Praia, que adotou como fundo de cena a banda santista que ganhou o Brasil, Charlie Brown Júnior.

O check-in começou às 6h30 e, apesar da previsão de chuva, o entusiasmo tomava conta. Às 9h30, o evento oficialmente começou: metade dos jovens partiram para a Ponta da Praia, onde participaram do módulo Pontes Indestrutíveis. Entre remadas e desafios de canoagem e canoa havaiana, a energia era contagiante, mostrando que nem mesmo o clima chuvoso é capaz de parar o ramo Pioneiro.

Simultaneamente, do outro lado da cidade, o módulo Zóio de Lula acontecia no Quebra-Mar. Com atividades voltadas para o meio ambiente e o mar, os jovens participaram de oficinas de salvatagem, surfe e conscientização sobre a importância de preservar os oceanos, incluindo um foco especial na problemática dos microplásticos.


Enquanto as bases aconteciam, os mestres tiveram a oportunidade de visitar pontos turísticos emblemáticos como o Aquário Municipal. A experiência foi um momento de troca e aprendizado.

À tarde, a chuva voltou a marcar presença e trouxe um novo desafio. Mas, como bons escoteiros, a equipe rapidamente se reorganizou, transferindo as atividades para o local do pernoite, a UME Colégio Santista – onde a programação seguiu com a mesma animação.

Ao anoitecer, todos se reuniram para a tão esperada festa do Interclãs 2024. A banda Maralto deu um show contagiante, e a festa foi um sucesso! Salgadinhos, refrigerantes e sorvetes deixaram mestres e jovens ainda mais animados para curtir cada momento da celebração.

No domingo, todos acordaram cedo e se dirigiram juntos ao Centro Histórico de Santos para a última atividade do evento: uma gincana cultural que trouxe a história da cidade à vida. Durante o percurso, os mestres também tiveram a oportunidade de passear pelo tradicional bonde de Santos, apreciando os pontos turísticos e o charme da cidade.

De acordo com o pioneiro João Pedro Alves Rodrigues, do Clã Quebra-Mar do 175º Grupo Escoteiro do Mar Albatroz, a experiência de coordenar um evento como esse foi a mais desafiadora dos 11 anos da sua vida escoteira. “Foram muitos dias de luta para a gente tentar proporcionar aos irmãos pioneiros dois dias de Glória. Houve imprevistos, queríamos sol e choveu bastante, mas o importante é que a galera adorou e os feedbacks que recebemos foram super positivos”, explica ele, que ao lado da pioneira Maria Eduarda Gimenez de Almeida, do Clã Morvam, do 55º Grupo Escoteiro do Mar Morvam Dias Figueiredo, coordenou uma equipe com pioneiros de três clãs, incluindo o Clã Fênix do 11º Grupo Escoteiro do Mar Carmo.

E como depois da tempestade sempre vem a abonança, no dia seguinte, o evento ainda ajudou a divulgar o Movimento Escoteiro: a TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, levou ao ar uma reportagem sobre o evento. Para assistir, acesse https://globoplay.globo.com/v/13031170/


Confira as fotos do evento: 
Fotos Interclãs

Fotos Interclãs 2

 

Maior atividade regional pioneira está de volta
Rolar para o topo