Lobinhos do 13º. GE Almirante Barroso aprendem sobre transporte sustentável

Alcateia visitou VLT em Santos em atividade do MutCom, focada nos ODS da ONU

Os lobinhos do 13º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso, de Santos, visitaram o Centro de Operações do VLT da Região Metropolitana da Baixada Santista no sábado, dia 23 de setembro.
Durante o passeio, as 12 crianças da Alcateia Wainganga tiveram a oportunidade de observar itens de acessibilidade e segurança que o modal de transporte oferece. Na sala do centro de operações, os lobinhos “Abriram os Olhos e Ouvidos” para escutar as explicações do Chefe de Departamento da EMTU, Fábio Ferreira dos Santos Coelho, ficando impressionadas com a tecnologia moderna, com a abrangência intermunicipal e a quantidade de pessoas que o VLT transporta e, consequentemente, quantos carros consegue evitar que circulem diariamente nas ruas e avenidas da região.

Ao final da explicação, os lobinhos fizeram cartazes com os pontos que mais chamaram a atenção durante a palestra e o passeio, para poderem expor na Alcateia na semana seguinte, propagando o que aprenderam e a experiência vivenciada aos demais membros do grupo escoteiro.

Como forma de conscientizar e explorar a empatia e a boa saúde mental, considerando o Setembro Amarelo, as crianças também escreveram palavras positivas e de esperança em corações, que foram distribuídos aos passageiros do vagão durante o caminho de volta – entre as estações Porto (onde fica o Centro de Operações) e a Ana Costa (local marcado para o início e o término da atividade, e que fica mais próximo da sede do grupo escoteiro).
Focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a atividade atendeu ao Mutirão Comunitário (MutCom). De acordo com a Assistente da Alcateia Wainganga, Lissa Caron, responsável pela programação da excursão, foram abordados diversos ODS durante a atividade.

“Falamos sobre o que é a ONU e os ODS, os problemas que o mundo vem enfrentando e os impactos que escolhas do dia a dia acarretam à vida deles e à sociedade. Exploramos principalmente o ODS 7 ´Energia limpa e acessível´, o 11 ´Cidades e comunidades sustentáveis´ e o 13 ´Ação contra a mudança global do clima’, já que o Veículo Leve sobre Trilhos é um transporte público que não emite gases de efeito estufa por funcionar 100% por tração elétrica”.

Segundo a escotista, a chefia também aproveitou a ocasião para citar o ODS 9 ´Indústria, inovação e infraestrutura’ e frisar o 10 ‘Redução das Desigualdades’ por meio da acessibilidade das estações e dos acentos inclusivos dos vagões. “E como o dia estava muito quente, as próprias crianças relacionaram o ar-condicionado fresquinho e a beleza e limpeza dos vagões ao ODS 3 ‘Saúde e Bem-Estar’. Além disso, a atividade foi muito bacana porque atendeu bem ao que buscamos: foi educativa, divertida, variada e ainda de baixo custo”, completou Lissa.


Fotos na matéria: Divulgação GEMAB
Texto de: Rejane Lima

Lobinhos do 13º. GE Almirante Barroso aprendem sobre transporte sustentável
Rolar para o topo