Alcateia visitou VLT em Santos em atividade do MutCom, focada nos ODS da ONU
Os lobinhos do 13º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso, de Santos, visitaram o Centro de Operações do VLT da Região Metropolitana da Baixada Santista no sábado, dia 23 de setembro.
Durante o passeio, as 12 crianças da Alcateia Wainganga tiveram a oportunidade de observar itens de acessibilidade e segurança que o modal de transporte oferece. Na sala do centro de operações, os lobinhos “Abriram os Olhos e Ouvidos” para escutar as explicações do Chefe de Departamento da EMTU, Fábio Ferreira dos Santos Coelho, ficando impressionadas com a tecnologia moderna, com a abrangência intermunicipal e a quantidade de pessoas que o VLT transporta e, consequentemente, quantos carros consegue evitar que circulem diariamente nas ruas e avenidas da região.
Ao final da explicação, os lobinhos fizeram cartazes com os pontos que mais chamaram a atenção durante a palestra e o passeio, para poderem expor na Alcateia na semana seguinte, propagando o que aprenderam e a experiência vivenciada aos demais membros do grupo escoteiro.
Como forma de conscientizar e explorar a empatia e a boa saúde mental, considerando o Setembro Amarelo, as crianças também escreveram palavras positivas e de esperança em corações, que foram distribuídos aos passageiros do vagão durante o caminho de volta – entre as estações Porto (onde fica o Centro de Operações) e a Ana Costa (local marcado para o início e o término da atividade, e que fica mais próximo da sede do grupo escoteiro).
Focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a atividade atendeu ao Mutirão Comunitário (MutCom). De acordo com a Assistente da Alcateia Wainganga, Lissa Caron, responsável pela programação da excursão, foram abordados diversos ODS durante a atividade.
“Falamos sobre o que é a ONU e os ODS, os problemas que o mundo vem enfrentando e os impactos que escolhas do dia a dia acarretam à vida deles e à sociedade. Exploramos principalmente o ODS 7 ´Energia limpa e acessível´, o 11 ´Cidades e comunidades sustentáveis´ e o 13 ´Ação contra a mudança global do clima’, já que o Veículo Leve sobre Trilhos é um transporte público que não emite gases de efeito estufa por funcionar 100% por tração elétrica”.
Segundo a escotista, a chefia também aproveitou a ocasião para citar o ODS 9 ´Indústria, inovação e infraestrutura’ e frisar o 10 ‘Redução das Desigualdades’ por meio da acessibilidade das estações e dos acentos inclusivos dos vagões. “E como o dia estava muito quente, as próprias crianças relacionaram o ar-condicionado fresquinho e a beleza e limpeza dos vagões ao ODS 3 ‘Saúde e Bem-Estar’. Além disso, a atividade foi muito bacana porque atendeu bem ao que buscamos: foi educativa, divertida, variada e ainda de baixo custo”, completou Lissa.
Fotos na matéria: Divulgação GEMAB
Texto de: Rejane Lima