Lobinhos com altas habilidades são destaque na TV Globo

Dois lobinhos do GE Caramuru participaram do quadro Pequenos Gênios do Domingão com Huck. Renato, da equipe Matemágicos, disputou a final da temporada.

Após terem demonstrado para seus velhos lobos habilidades em Jogos de Tabuleiro, Dança, Cubo Mágico e Natação, para conquistarem essas especialidades, foi a vez de os jovens Renato Aikawa Matsuda, de 10 anos, e Evelyn Yukari Nakano Kawase, de 9 anos, do 26º Grupo Escoteiro Caramuru, da capital paulista, mostrarem super habilidades em matemática, lógica e soletração inversa a todo o Brasil ao participarem do quadro Pequenos Gênios, exibido no Domingão com o Huck, da Rede Globo. Destinado a crianças com altas habilidades, o programa é parceiro da Heisei Soroban Academy, escola que ensina sobre esse instrumento oriental de cálculo e indicou seus dois alunos para a seletiva da temporada.

A produção do programa foi enfática ao destacar a vida escoteira do Renato, conhecido como Tato, que na ocasião era lobinho e agora já passou para a Tropa Escoteira, exibindo imagens dele de uniforme e também de sua Alcateia desejando boa sorte no dia da final, exibida em 20 de agosto.may

“O Renato é um menino muito esforçado, dedicado, que gosta muito do Escotismo, de matemática e também de esportes”, afirma o pai de Tato, Márcio Minoru Matsuda, contando que Renato pratica futebol, tênis e natação, estuda japonês e inglês, foi alfabetizado em Kumon e segue com afinco as aulas de soroban, iniciadas on-line durante a pandemia.

Cheia de orgulho, a sua mãe, Adriana Correia Aikawa Matsuda, diz que o escoteiro precisou estudar muito e abdicar de várias coisas para chegar até a final do programa. Renato optou por não fazer uma viagem programada para julho para poder estudar e na segunda das três viagens que fez para o Rio de Janeiro para gravar o programa perdeu a festa de aniversário da irmã Isabella, também lobinha. “Mas a gente fez uma chamada de vídeo com ele e o pai na hora do Parabéns e deu tudo certo. A irmã estava torcendo muito por ele, à noite, ela rezava: ‘que o Tato fique calmo e acerte as respostas’”, conta Adriana. Já na viagem para a disputa da final, outro obstáculo para o então Primo da Matilha Preta, que já era Cruzeiro do Sul: a Alcateia 2 acantonaria bem naquele final de semana, dias 5 e 6 de agosto. “Ele estava chateado de deixar a matilha dele, mas os lobinhos o incentivaram e ele foi feliz”, disse o pai.

A princípio, os pais de Renato ficaram apreensivos sobre a exposição que a participação no show pudesse trazer ao Tato, mas a sua vontade em querer participar e o cuidado da produção com as crianças desde as entrevistas seletivas, com o apoio de psicólogos e assistentes sociais, foram decisivos para a tomada da decisão. Segundo eles, foi nítida a evolução do Renato ao longo da participação no programa, em termos de aprendizagem, cultura e foco. “Ele adora desafios, é por isso que gosta tanto do Escotismo também”, conta Márcio, que já fez Curso Preliminar e aguarda o crescimento do caçulinha Liam, de três anos, para se tornar escotista. Ele comemorou a colaboração do filho para a divulgação do Movimento Escoteiro em rede nacional.

Já ao apresentar a Evelyn, integrante da equipe Pequenos Notáveis, a produção do Domingão não destacou sua participação no Movimento Escoteiro e sim seu interesse pela Cultura Japonesa, o que é compreensível do ponto de vista jornalístico, uma vez que o Escotismo já havia sido abordado por meio do Tato.

O fato é que essa Rastreadora da Matilha Branca que gosta de Matemática e Artes também mostrou para o Brasil inteiro o melhor sentido do que significa “Abrir os Olhos e os Ouvidos”, chamando a atenção do Luciano Huck por sua serenidade na edição que foi ao ar em 30 de julho. “Eu fiquei muito impressionado com a Evelyn”, disse o apresentador.

Mas muito além das super habilidades expostas por todos os participantes do quadro, nossos lobinhos mostraram espírito de equipe, cortesia, empatia pelos colegas das equipes adversárias que eram desclassificados, inteligência emocional para lidar com a derrota, enfim, valores escoteiros da Lei e da Promessa. Um bravo, bravíssimo para o Tato e a Evelyn!


Texto: Rejane Lima

Lobinhos com altas habilidades são destaque na TV Globo
Rolar para o topo