A Reunião de Redes Interamericana tem como objetivo gerar um espaço de trocas de experiências, boas práticas e intercâmbio para as Organizações Escoteiras Nacionais (ONEs) e suas equipes em torno de questões técnicas da gestão, implementação, avaliação e atualização do escotismo na Região Interamericana do Movimento Escoteiro, contribuindo com o cumprimento e com o monitoramento do avanço dos objetivos estabelecidos no Plano Regional.
A Reunião de Redes Interamericana teve como tema “Reunir, Reconectar e Recuperar”, o mesmo do Plano Regional para o período de 2022 a 2025. O evento foi realizado do dia 24 a 26 de Maio de 2024, em formato híbrido, sendo presencialmente na cidade do Panamá. Com mais de 200 participantes de toda Região Interamericana, as redes regionais de Participação Juvenil, Programa de Jovens, Comunicações, Adultos no Escotismo e Desenvolvimento Institucional, participaram de sessões, oficinas e painéis com conteúdos estratégicos alinhados às metas de nossa região.
Este é o momento de tomar ações que nos levem a alcançar coletivamente os objetivos que nos propusemos, para os quais as Redes Regionais têm um papel muito importante.”
Os indicados pelo Núcleo Regional de Jovens Lideres de São Paulo, como representantes dos JL de São Paulo na Reunião de Redes Interamericana, Milena Leite e Rafael Rogéro, gostariam de compartilhar uma ação que São Paulo coordenou em colaboração com outros jovens líderes participantes do evento, elaborando um relatório para compartilhar com os Escoteiros do Brasil o que ocorreu durante o evento.
O relatório descreve quais têm sido os desafios da Região Interamericana, as tendências que influenciam o voluntariado no Movimento Escoteiro, novas estratégias de eventos mundiais, utilização da inteligência artificial como ferramenta de comunicação e boas práticas de gestão.
“Participar dessa reunião e da construção do relatório foi uma experiência enriquecedora, as sessões dinâmicas proporcionaram conversas produtivas que geraram reflexões e ideias importantes para o Brasil e aumentaram a nossa motivação para contribuir para um mundo melhor através do escotismo. Estamos gratos por ter participado de uma reunião tão significativa”. – disse Milena Leite, representante dos Jovens Líderes de São Paulo indicada pelo NRJL/SP.
“Para difundir esse conhecimento, também compartilhamos o relatório com a DEN e com o Comissariado Internacional, que deram um retorno positivo e encorajador em relação aos resultados atingidos com o material. Ficamos muito felizes em ver o Brasil se conectando com a região interamericana, com São Paulo desempenhando um papel de protagonista nesse processo”. – disse Rafael Rogéro, representante dos Jovens Líderes de São Paulo indicado pelo NRJL/SP.
Confira os documentos:
Relatório de Participação