No dia 23 de junho, aconteceu a 21ª edição do Mutirão da Catarata realizado no Centro Comercial Aricanduva. O evento proporcionou exames e consultas para cerca de 3 mil pacientes da cidade de São Paulo, todos com mais de 50 anos e com algum grau de deficiência visual, encaminhando muitos para cirurgias gratuitas.
Cerca de 10 mil pessoas, incluindo pacientes, acompanhantes, médicos, voluntários e autoridades, estiveram presentes no espaço de 5 mil m² montado especialmente para a campanha. Entre os voluntários, os jovens escoteiros de SP se destacaram, auxiliando no apoio aos pacientes em cadeiras de rodas e na distribuição de água.
O Mutirão da Catarata é a maior ação ocular do Brasil, tendo atendido mais de 200 mil pessoas e realizado mais de 33 mil cirurgias gratuitas desde sua primeira edição. Reconhecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Centro Comercial Aricanduva já recebeu prêmios de Responsabilidade Social por essa iniciativa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo, tornando ações como o Mutirão da Catarata essenciais para a saúde pública.
A participação dos jovens escoteiros de SP reforça o compromisso do movimento escoteiro com a cidadania e o serviço comunitário, demonstrando que os escoteiros estão sempre prontos para realizar uma boa ação.