Escoteiros de São Paulo participaram do mutirão como uma rede de apoio ao evento.
Domingo, dia 21 de agosto, foi marcado pela 19º edição do Mutirão de Catarata 2022. O evento mobiliza diversos órgãos do poder público e privado, além de voluntários e diversas instituições, para viabilizar a cirurgia de catarata para toda a população necessitada.
Os Escoteiros do Brasil, região São Paulo, com a coordenação do escotista Reginaldo Kobayashi, participaram com quase 200 voluntários entre escotistas adultos, jovens e seus pais. Divididos por idades, os jovens ficaram responsáveis por auxiliar as pessoas com dificuldade de locomoção, guiando as cadeiras de rodas por todo o circuito de exames, enquanto os lobinhos auxiliavam na distribuição de água e lanches.
O Evento contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, Gilson Barreto, vereador e um dos coordenadores do evento, também o secretário de saúde do estado de São Paulo Senhor. Dr. Jean Gorinchteyn, entre outras autoridades.
Conforme o vereador, foram atendidas aproximadamente 8 mil pessoas e com previsão para 1200 cirurgias.
Allice Pleiffer, tia-avó do lobinho Allan do Grupo Escoteiro368º Orzel Bialy/SP, foi uma das milhares de pessoas atendidas neste domingo. Allice, que tem dificuldade de locomoção, já havia agendado outras vezes para ir ao mutirão, porém devido a diferentes motivos, como dores, não conseguiu ir. Mas esse ano graças ao neto que informou sobre o evento e como seria prático o seu atendimento, a mesma saiu de lá com todos os agendamentos necessários feitos
A Diretoria Regional de São Paulo, marcou presença pelas figuras do Diretor-Presidente, Rodrigo Ramos, Diretora Adjunta Administrativa Nanci Borges, Diretora Jovem Juliana Batista e o Diretor Adjunto de Comunicação Francisco Lima.
Confira todas as fotos aqui: 19º Mutirão da Catarata
Credito fotos: Francisco Lima