No dia 28 de setembro, o jovem Felipe Rodrigues Aleixo Silva, de 12 anos, do Grupo Escoteiro Aimorés 59/SP (Ribeirão Preto), recebeu a medalha Cruz de Valor “Caio Vianna Martins” – Grau Ouro, uma condecoração especial. Segundo o Manual de Reconhecimentos e Condecorações dos Escoteiros do Brasil, ela é “…destinada a premiar associados do Movimento Escoteiro, jovens ou adultos, por ações de valor, salvamentos e outros atos que demonstrem coragem e heroísmo”.
Em meados de outubro de 2018, Felipe estava com seus pais no Clube de Campo da Recreativa de Ribeirão Preto, quando seu pai passou mal na piscina e começou a se afogar. Sua mãe foi tentar ajudar e acabou sendo puxada para baixo da água também. O jovem pensou rápido e conseguiu erguer a cabeça do pai de dentro da água, fazendo com que ele soltasse sua mãe.
Felipe conta como aprendeu as habilidades utilizadas no momento de salvar os pais: “Eu fiz um curso (Samuzinho) de primeiros socorros. Aprendi como agir em caso de queimaduras, picadas e a última aula foi sobre afogamento”. Ele ainda explicou que precisou manter a calma para conseguir estabilizar o pai.
A mãe do jovem, Patrícia de Aquino, disse: “Se não fosse por ele, não estaríamos aqui hoje… Quando o colocamos em cursos e no Movimento Escoteiro, não imaginávamos que ele realmente iria salvar vidas, principalmente a nossa”. Ela enfatizou a influência do Escotismo na vida do filho, ressaltando o papel do Grupo Escoteiro em ensinar empatia e coragem.
O ato de Felipe repercutiu em Ribeirão Preto, chegando ao prefeito da cidade. Ele fez a entrega da medalha para o jovem na presença de outras autoridades e também de membros da diretoria da Região Escoteira de São Paulo, como o diretor-presidente Alexandre Banchi.
Saiu na mídia:
Prefeitura de Ribeirão Preto
Jornal do Clube 2ª Edição – Salvamento
Jornal do Clube 2ª Edição – Medalha “Caio Vianna Martins”