Entre os dias 7 e 9 de julho, a cidade de Cruzeiro recebeu a segunda edição do Jangalcamp, o Acampamento Regional de Lobinhos. Cerca de cerca de 600 crianças participaram do evento nas dependências do campus da Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro (ESEFIC).
A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor de Turismo de Cruzeiro, Diego Miranda. O grande destaque foi a apresentação produzida pela equipe de serviço sobre a lenda do Gigante Adormecido e a tribo de índios Puri.
As atividades foram dividas em quatro módulos espalhados pela região. No módulo Túnel, os lobinhos tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouquinho da história da Revolução Constitucionalista de 1932, imersos em um dos principais cenários do episódio. Foi no túnel, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, que algumas das principais batalhas da Revolução aconteceram. A atividade aconteceu no Museu Major Novaes.
O módulo Bandeirantes, permitiu que os jovens conhecessem mais sobre os desafios enfrentados pelas expedições bandeirantes no interior do estado de São Paulo, em uma época em que a tecnologia era escassa e os riscos muito elevados. O módulo Indígena tinha o objetivo de apresentar a cultura dos habitantes do Brasil na época das bandeiras, de forma lúdica, com jogos, brincadeiras e trabalhos manuais.
O módulo Brasil possibilitou aos jovens a vivência e o conhecimento da cultura local e as tradições brasileiras, explorando o resultado da intervenção do homem e do desenvolvimento científico na natureza.
A festa da última noite foi comandada por Felipe Conde, que surpreendeu os lobinhos com o jogo Torta na Cara, com perguntas de conhecimentos gerais e sobre o ramo lobinho.
Confira todas as fotos e os vídeos na página Jangalcamp 2018 do Facebook.
Confira abaixo os jornais de campo!