Por Denis Valenzuela e Gustavo Ribeiro
Um mundo melhor por meio de pessoas melhores. Essa frase está muito alinhada com nosso propósito do movimento escoteiro. Mas isso implica em nós voluntários também nos transformarmos em favor do mundo, sendo exemplo aos nossos jovens. O planeta já está cansado de sofrer com nossos hábitos. Que tal aproveitar o período de distanciamento social para aprender e incorporar hábitos sustentáveis à nossa rotina?
A pandemia nos forçou a ficar mais tempo dentro das nossas casas e, com isso, o nosso consumo aumentou e nossos hábitos sofreram fortes mudanças. É compreensível que o consumo de água, energia e alimentos tenha sofrido um grande crescimento, mas será que precisamos de tudo isso? Se observarmos os nossos hábitos com cautela, perceberemos que podemos melhorar muito.
Baden-Powell nos disse uma vez para deixarmos o mundo um pouco melhor do que encontramos e isso pode começar pelas nossas casas:
- Tomar banhos mais curtos,
- Cuidado ao lavar a louça,
- Acender as luzes somente quando necessário,
- Avaliar a necessidade de certas embalagens quando fazemos compras
Mas como fazemos para que essas ações se tornem hábitos? Um hábito é uma ação, que deve ser repetida até que seja realizada de forma automática. Portanto, se todos os dias praticarmos pequenas ações mudando as nossas atividades em casa, nos transformamos e impactamos positivamente o planeta!!
Algumas dicas para mudar o comportamento durante o distanciamento e diminuir nossa pegada ecológica são:
- Mantenha-se constante: é importante que uma ação seja repetida até que se torne um hábito e você a pratique sem nem perceber. Independentemente das atividades que você escolher desenvolver, tente repeti-las sempre até que sejam corriqueiras.
- Reduza as embalagens: passando mais tempo em casa, acabamos consumindo menos fora e fazendo mais pedidos e compras para entrega. Isso acaba gerando uma grande quantidade de resíduos como embalagens, sacolas plásticas e até mesmo descartáveis que podem ser substituídos por itens de casa. Quando for fazer um pedido, não esqueça de dispensar sacolas plásticas, talheres e copos descartáveis e outras embalagens em excesso. Lembre-se, também, de levar sua sacola retornável quando for ao supermercado.
- Aproveite os alimentos por inteiro: que tal aproveitar o Projeto 1000 Hortas e aprender novas receitas saudáveis e sustentáveis? Escolha alimentos frescos e produzidos próximos de onde você vive. Evite os ultraprocessados e dê preferência aos orgânicos. Compre sempre a quantidade ideal para não deixar estragar e jogar tudo fora. A Coordenação Regional de Meio Ambiente e o Projeto 1000 Hortas prepararam algumas dicas para o aproveitamento de alimentos na quarentena.
- Economize energia: tome banhos curtos – isso também ajuda a economizar água -, prefira iluminação e ventilação naturais, evite o ar condicionado e ventiladores. É bom ajudar o planeta e ainda economizar na conta de luz, não é?
- Desenvolva atividades de meio ambiente com seus jovens: mostre aos jovens que o ambiente online é muito vantajoso para a diminuição dos prejuízos ambientais. Por exemplo: quando ficamos em casa, deixamos de emitir gases do efeito estufa que seriam gerados pelos veículos que usamos para nos deslocar até o local da atividade. Os Escoteiros do Brasil têm uma série de atividades específicas do tema. Você pode encontrá-las aqui.
A permanência do Escotismo na sociedade está diretamente relacionada à preservação do Meio Ambiente. Quer motivação melhor que essa para começar a mudar?