Grupos Escoteiros participam das comemorações dos 92 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

As comemorações dos 92 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, ocorridas no 19º Distrito Escoteiro Campinas, homenagearam heróis do passado e membros da sociedade que muito fizeram e fazem por São Paulo e pela memória dos eventos da Revolução.

No dia 4 de Julho, em uma solenidade na Academia Campinense de Letras, promovida em conjunto com o MMDC Campinas e o MMDC de Itapira, estavam entre os 32 agraciados com uma challenge coin “Guilherme de Almeida” os escotistas Luis Gustavo Torres, do Grupo Escoteiro Dom Bosco 122/SP, e Gutemberg Martins, do Grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo 102/SP. Nesta ocasião, o chefe Gutemberg também recebeu a Medalha Trincheiras de Eleutério.

Na manhã de 9 de Julho, duas cerimônias homenagearam os combatentes de 1932. Em Campinas, no Monumento Túmulo aos Voluntários de 1932, na entrada do Cemitério da Saudade, Grupos Escoteiros do 19º Distrito, participaram, juntamente com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Exército Brasileiro, a Guarda Civil Metropolitana e o Poder Público, na homenagem. Jovens escoteiros representaram os 16 voluntários que têm seus nomes gravados no monumento e duas jovens depositaram a coroa de flores ao som do toque de silêncio. A cerimônia lembra ainda o escoteiro Aldo Chioratto, vítima de um bombardeio na cidade.

Ao mesmo tempo, em Amparo, o Grupo de Escoteiros Portal das Águas – 365/SP prestou homenagem no monumento aos heróis de 32 e também à memória de Antônio Américo de Camargo Andrade, o CAMARGO da sigla MMDC, de família amparense. A cidade de Amparo teve papel fundamental na Revolução Constitucionalista, onde houveram diversas batalhas segurando o avanço das tropas.


Texto de: Luis Gustavo Arruda de Figueiredo Torres
Fotos: Ch Luis Gustavo Torres (Campinas) e Ch Anderson Rosa (Amparo)

Grupos Escoteiros participam das comemorações dos 92 anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Rolar para o topo