Iniciativa na Semana do Escoteiro teve como objetivo divulgar o Movimento
O 55o Grupo Escoteiro do Mar Morvan Dias Figueiredo realizou no último sábado de abril uma atividade especial na Praça Caio Ribeiro de Moraes, no bairro da Aparecida, em Santos, que conta com o Monumento ao Escoteiro.
De lobinhos a pioneiros, cerca de 120 membros do grupo ocuparam o local com típicas atividades de seção. Houve hasteamento de bandeiras, entrega de cordões – e até de um Escoteiro da Pátria – jogos, canções, aprendizado e muita diversão. A iniciativa foi planejada para ajudar a divulgar o Escotismo na cidade e o Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril.
“Montamos uma estrutura com mastro, toldo e barraca ao lado do monumento. Enquanto as alcateias, tropas e clã faziam suas atividades espalhadas pela praça, a diretoria permanecia ali para fornecer as informações necessárias sobre o nosso grupo e o funcionamento do Escotismo”, contou o Chefe da Tropa Escoteira Kraken, Luiz Fernando Paiva Vella Junior.
Membro da equipe do 13o. Distrito Escoteiro Costa da Mata Atlântica, onde exerce a função de Mobilizador da Rede de Jovens Líderes, LF, como é conhecido o jovem escotista, destacou a importância de os grupos escoteiros ocuparem aquela praça. “Apesar da estátua estar aqui desde 2012, muita gente nem sabe que ela existe”, disse LF sobre a imagem verde em aço que, neste dia, ficou mais alegre e colorida ao receber o lenço amarelo e azul do Grupo Morvan.
Em uma iniciativa distrital, o monumento havia sido restaurado no início de abril pelos escotistas Ana Lúcia Moraes de França Xavier, do 248o Grupo Escoteiro Serra do Mar; Jorge Martins Carvalho Filho, do 11o. Grupo Escoteiro do Mar Carmo; e Sérgio Ferreira Teijeira, do 234o. Grupo Escoteiro do Ar São Vicente.