Câmara Municipal realiza sessão solene pelos 50 anos de fundação do grupo.
Fundado em 8 de julho de 1973, o 234º Grupo Escoteiro do Ar São Vicente começou a comemorar o seu cinquentenário. No último dia 22, a Câmara Municipal de Vereadores da cidade realizou uma sessão solene para homenagear o maior grupo escoteiro do 13º Distrito Escoteiro Costa da Mata Atlântica, e um dos maiores da região, que conta hoje com 285 inscritos, entre membros juvenis, escotistas e dirigentes.
Com a presença do Prefeito Municipal de São Vicente, Kayo Amado, a sessão solene proposta pelo vereador Higor Ferreira reuniu jovens e representantes da sociedade civil no plenário Martim Afonso de Souza. A Presidente do 234º Grupo Escoteiro do Ar São Vicente, Maria Walnir de Azevedo Mello e o Presidente da Associação Civil Baden Powell, mantenedora do grupo, Sérgio Ferreira Teijeira, compuseram a mesa da solenidade com as demais autoridades.
Foi exibido um vídeo de 16 minutos sobre o grupo escoteiro, com fotos e depoimentos de membros do grupo abordando os valores do movimento escoteiro, seu programa educativo, atividades e sua história, assim como a história do Grupo Escoteiro do Ar São Vicente, reconhecido como entidade de utilidade pública desde 1979.
“As pessoas as vezes não tem dimensão do papel educacional que os escoteiros do ar de São Vicente representam para a nossa cidade. Eu falo que é um patrimônio histórico e cultural que tem que ser valorizado cada vez mais”, disse em seu discurso o vereador Higor Ferreira, autor do decreto aprovado por unanimidade que resultou na sessão solene, que destacou ainda o “brilho no olhar” dos chefes Sérgio e Maria ao falarem do trabalho realizado pelo grupo escoteiro.
Para coroar a sessão solene foi entregue em nome da “Primeira Câmara das Américas” uma placa comemorativa ao grupo escoteiro aos seus 50 anos de existência, recebida pelos escotistas Sérgio e Maria. Co-fundadora do grupo escoteiro, chefe Maria continua marcando presença na sede todos os sábados aos 80 anos de idade, e recebeu uma medalha concedida pelos Escoteiros do Brasil pelos seus 45 anos de serviços prestados.
Na ocasião, outros escotistas do grupo também foram condecorados: João Eduardo Ramos Azevedo e Antônio Lúcio Oliveira dos Santos receberam medalhas por 40 anos de dedicação ao Escotismo; Ilza Santos por 35 anos de voluntariado e Maria de Lourdes Teijeira recebeu a Medalha de Bons Serviços – 20 anos. Toda a homenagem está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=zzWsiCl9coY .
Também em comemoração aos Jubileu de Prata, o Grupo Escoteiro vai no próximo dia 8 de julho, às 9h, uma cápsula do tempo após 20 anos, na qual os membros do grupo depositaram cartinhas em seu 30º aniversário. A sede do grupo fica na Rua João Ramalho, 379, no Centro de São Vicente.
Texto: Rejane de Souza Lima
Fotos: Divulgação GEASV