Grupo Escoteiro realiza o Air Camp 180, um acampamento totalmente voltado para a modalidade do ar.

Nos dias 02 e 03 de novembro aconteceu o Air Camp 180, um acampamento totalmente voltado para a modalidade do ar, algo muito marcante para os jovens do GE 180 Prof. Verdussen e para o GE 302 Lady Olave Baden-Powell. Tivemos muitas atividades bacanas divididas em algumas bases técnicas com grande aprendizado sobre navegação e plano de voo, uso de semáfora, lança foguetes, instruções sobre cartão QSL além de jogos como “Batalha Naval” e “Correio Aéreo em Missão”. 

Na base de navegação e planejamento de voo os jovens tiveram a instrução sobre como montar um plano de voo, ler uma carta aérea de rotas e aeródromos, interpretar e analisar um METAR e conseguintemente construir seu plano de voo e colocá-lo em prática voando com uma marketing de uma aeronave fazendo todo o procedimento de comunicação, com a torre de comando de origem passando pelo comando de tráfego aéreo  e retornando para a torre de comando de destino solicitando autorização para aterrissagem.

Na base de foguetes os jovens construíram o lançador, o foguete e fizeram o lançamento competindo entre si, quem atingia maior distância.
Já na base de rádio os jovens construíram seu cartão QSL e trocaram com outros jovens na qual fizeram contato via rádio durante a atividade. Além de participar de uma divertida ‘Batalha Naval” via rádio.

A base de semáfora, foi feita para que os jovens conhecessem e entendessem o uso das bandeiras de semáforas tendo como objetivo final da base conseguir transmitir uma mensagem para um grupo de jovens à distância.

E não deixando por menos tivemos o jogo “Correio Aéreo em Missão”, tendo como tema de fundo um avião dos países Aliados responsável por entregar as correspondência durante a 2ª Guerra mundial, que escoltado por dois defensores aliados que tinha por missão impedir que a aeronave fosse atingida pelos ataques dos países do Eixo.
Essa base tinha por finalidade ensinar aos jovens toda a estrutura de uma aeronave (fuselagem, cauda, nariz e asa) além das partes de direcionamento (leme, profundor e ailerons), ao término do jogo e do ataque dos países do Eixo, os jovens fizeram um checklist da aeronave identificando os nomes técnicos de cada parte da aeronave que foi atingida. 

E assim foi o nosso Air Camp 180 que nos propiciou muita diversão, alegria e aprendizado. Saímos todos, jovens e chefia, deste acampamento com muita bagagem e muito aprendizado sobre a modalidade do AR.

Que venha outros AIR CAMP e convidamos outros grupos escoteiros a participar conosco, tornando ainda mais prazeroso o movimento escoteiro e as atividades ligadas a modalidade do ar.


Texto e Fotos: Lidson Marcio Borges

Grupo Escoteiro realiza o Air Camp 180, um acampamento totalmente voltado para a modalidade do ar.
Rolar para o topo