O Grupo Escoteiro Bariry 183/SP firmou uma parceria com a Escola/Programa PEI Ephigênia realizando durante um semestre a disciplina eletiva “Aventurar-se é preciso”, que apresentou aos alunos uma série de atividades práticas usadas no Movimento Escoteiro. O objetivo era aproximar a educação formal e não formal e apresentar as atividades educativas na unidade escolar e apoiar a divulgação do escotismo. Ela foi realizada pelo adulto voluntário e professor Lucas Matos.
Para nortear as atividades o livro “Os primeiros meses de uma Tropa Escoteira” foi usado junto com o “Escotistas em Ação”.
As atividades escolhidas visam os seguintes objetivos, segundo as particularidades da unidade escolar:
- Preparar os jovens para a o protagonismo juvenil à partir do Sistema Escoteiro e contribuindo assim para que o jovem assuma o seu próprio desenvolvimento;
- Apresentar aos jovens algumas atividades típicas do Ramo Escoteiro visando a educação integral e pautados no Programa Educativo;
- Apresentar aos jovens um início de ambientação no marco simbólico do Ramo Escoteiro (O gosto por explorar – conhecer coisas novas; • O interesse em conquistar um espaço próprio; e • A satisfação de pertencer a um grupo de amigos.)
- Culminância do semestre num ‘acampadentro/acantonamento’ na unidade escolar, com apoio e idealização das atividades escoteira pela Tropa sênior Kaingang, privilegiando o protagonismo escoteiro e escolar e a fraternidade entre jovens.