O Grupo Escoteiro Paineiras, Unidade Escoteira Local da região do Butantã, zona Oeste de São Paulo, conquistou a pontuação diamante na edição de 2024 do JotaJoti, o maior evento escoteiro digital e de rádio do planeta. Durante o evento, os jovens participantes recebem desafios voltados a temas como cidadania digital, sustentabilidade, cultura e a história do Movimento Escoteiro, além de desenvolver habilidades de comunicação e liderança. Promovendo a integração entre escoteiros de todo o mundo, o JotaJoti é uma oportunidade para troca de experiências, culturas e conhecimentos em um ambiente virtual e inclusivo.
Para o G. E. Paineiras, a pontuação diamante em todos os ramos – Lobinho, Escoteiro e Sênior – representa o empenho e dedicação máxima dos jovens do grupo. “”Estamos muito orgulhosos da nossa chefia e dos jovens escoteiros, que se dedicaram e participaram com tanto entusiasmo””, comemora Helenita Mizael, presidente do Grupo Escoteiro Paineiras. “”O JotaJoti é uma experiência única de conexão global, e essa conquista só reforça a união e a capacidade dos nossos jovens em promover o aprendizado e a liderança.”
O evento, que contou com atividades online interativas e desafios, estimula o desenvolvimento de valores como empatia, conhecimento e responsabilidade social. Neste ano, os jovens participantes receberam tarefas a cada hora que consistiam em variadas atividades, dentre elas, a produção de esquetes sobre o Movimento Escoteiro, contato com jovens de outros países e plantio de árvores.
A conquista do Grupo Escoteiro Paineiras reafirma seu compromisso com os valores da União dos Escoteiros do Brasil e sua busca por construir um mundo melhor, proporcionando experiências enriquecedoras para seus jovens.
Sobre o G.E. Paineiras
Em 08 de abril de 1972, Francisco Sachs funda um dos maiores grupos escoteiros da cidade de São Paulo. Inicialmente conhecido com o nome de Joana D’Arc, grande nome histórico e reconhecida por sua coragem e determinação, teve o nome alterado para Grupo Escoteiro Paineiras em homenagem a um marco histórico do Butantã. Ainda hoje, Joana D’Arc inspira as cores do lenço oficial do grupo, o azul e o vermelho, cores presentes em seu manto e na bandeira da França, terra cujo a liberdade defendeu com toda sua devoção. Na década de 80, o grupo figurou entre os maiores grupos escoteiros do Brasil. Durante muitos anos o Paineiras ocupou diversos espaços dentro da Universidade de São Paulo, especialmente a Escola de Aplicação da USP, tornando-se rapidamente um grupo escoteiro de referência e até os dias de hoje um dos mais tradicionais da região do Butantã.
Desde 2005 é sediado junto a escola estadual Alberto Torres, ao lado do Instituto do Butantã.
Texto de: Leticia Bueno
Fotos: André Dias