Grupo Escoteiro ganha nova sede na Escola de Ecologia de São Caetano

O Grupo Escoteiro João Ramalho inaugurou com muita festa, neste sábado (25/04), sua nova sede localizada no Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia Presidente Jânio da Silva Quadros, em São Caetano do Sul. O local foi cedido pela Prefeitura, que também preparou a infraestrutura para abrigar de forma confortável os escoteiros do grupo, que reúne 120 famílias em suas atividades. 

Após 62 anos de atividade no Clube da General Motors, no fim de 2014 o grupo escoteiro foi informado que teria de deixar sua sede histórica. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, interveio em nome dos escoteiros e, junto com o prefeito Paulo Pinheiro, ofereceu-lhes a possibilidade de mudança para o Parque Botânico e Escola de Ecologia. A sugestão foi prontamente aceita.

 “A administração de São Caetano está sempre ao lado de pessoas com bons propósitos, que querem contribuir para o bem da cidade, como é o caso de nossos grupos escoteiros. O movimento escoteiro ensina para nossas crianças e jovens os valores do companheirismo e do respeito à hierarquia, que são muito importantes para o desenvolvimento do caráter”, destacou o prefeito Paulo Pinheiro.

 O diretor-presidente do Grupo Escoteiro João Ramalho, Eduardo Gutierrez, elogiou a atenção e rapidez com que sua solicitação de auxílio foi atendida pela Prefeitura. “É um recorde mundial. Depois que conversamos com o prefeito Paulo Pinheiro, em 21 dias estávamos com o termo de posse da nova sede em nossas mãos. Eu conheço grupo escoteiro que demorou 21 anos para conseguir a posse de sua sede e outros que funcionam há 30 anos sem sede e sem posse.”

Gutierrez também se mostrou muito feliz com o local escolhido pela administração para a sede de seu grupo. “A Escola de Ecologia tem tudo a ver com o movimento escoteiro, é o local ideal para sua sede. Os escoteiros são amigos dos animais e plantas – há 100 anos o movimento trabalha com o conceito da sustentabilidade, muito antes dele se tornar moda. Vamos colaborar com Prefeitura, ajudando a preservar o parque e atuando em campanhas cidadãs, como no combate à dengue.”

O grupo escoteiro deve assumir papel relevante nas atividades do Parque Botânico e da Escola de Ecologia, inclusive com os jovens atuando como monitores em algumas atividades. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Francisco Massei Neto, ressaltou que a administração se alegra com a presença dos escoteiros no parque. “Teremos uma relação de parceria com o Grupo João Ramalho.”

Homenagem – O novo espaço do Grupo Escoteiro João Ramalho recebeu o nome de Sede Escoteira e Ecológica Chefe Bassi. A viúva do homenageado, Undina Ferreira Bassi, se emocionou com a lembrança. “Estou muito feliz e emocionada. Esta homenagem me enche de fé e esperança. O recado que ele deixou a gente nunca esquecerá”. Eduardo Gutierrez também falou sobre o Chefe Bassi. “Eu não o conheci pessoalmente, mas conheço sua memória. Os lobinhos, escoteiros e os chefes sempre citam o exemplo do Chefe Bassi e agora podemos eternizar seu nome em nossa nova sede.”

 

Confira aqui mais fotos.

Grupo Escoteiro ganha nova sede na Escola de Ecologia de São Caetano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo