No dia 11 março, aproximadamente 16 jovens entre 11 e 17 anos do Grupo Escoteiro 395º Grifo Caçador de Atibaia – SP, visitaram a sede do Corpo de Bombeiros Militar de Atibaia, localizado à Rua Alfredo André, 295 – Jardim Brasil.
Na oportunidade foram recebidos pelo Bombeiro Municipal Marco Aurélio, que gentilmente propiciou aos jovens uma manhã repleta de ensinamentos e orientações. A atividade iniciou-se com uma palestra sobre primeiros socorros e dentre os assuntos abordados destacaram-se as formas corretas de atendimento em possíveis acidentes leves e ou moderados, relacionados a entorses, luxação, quedas, etc.
Após uma breve explanação sobre o tema, todos foram encaminhados à quadra externa para o momento mais esperado pelos jovens escoteiros, a prática. Como diz um dos pilares do método escoteiro: “aprender fazendo”. Na prática, os escoteiros puderam exercitar itens valiosos como por exemplo: demonstrar como agir em caso de entorse, fratura e luxação; realizar a imobilização de coluna cervical e utilização de prancha para evitar lesões raquimedulares; demonstrar métodos para transportar 1 (um) paciente sem suspeita de lesão raquimedular e demonstrar como se aplicam ataduras, tipoias e imobilizações na cabeça, tórax, abdômen, braços e pernas.
“Além de possibilitar aos escoteiros uma oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiências, momentos como estes fortalecem o laço do Grupo Escoteiro Grifo Caçador com as demais organizações atuantes na comunidade local”, afirmou Diógenes Branco, Diretor presidente do Grupo Escoteiro Grifo Caçador de Atibaia SP.
“Estamos muito felizes em ver o desenvolvimento de nossos jovens. Estas atividades permitem aos jovens extrair experiências pessoais que levam ao alcance das competências educativas que o Movimento lhes propõe para as diferentes etapas do seu desenvolvimento”, comentou Marcelo Cardoso, Chefe da Tropa Sênior.
“Agradecemos muito a parceria. É incrível como os jovens ficam entusiasmados em conhecer um pouco mais de perto esse trabalho realizado com tanta excelência. Realmente são pessoas diferenciadas, que nasceram para ajudar o próximo”, comentou o Chefe Everaldo da Silva, que também participou da atividade e aguarda pela próxima oficina, que já está agendada para o próximo semestre.
“Vale a pena ser bom, mas o melhor é fazer o bem.” — Robert Baden-Powell