Feriado de nove de julho é marcado por atividade distrital e visita de Marcos Pontes à São José dos Campos

Pela manhã jovens do ramo escoteiro participaram de atividade para saber mais sobre a história da data e no período da tarde tiveram palestra com o astronauta.
Por Marjorie Martins

Os jovens do 32º Distrito Escoteiro – São José dos Campos tiveram um dia diferente no sábado, 9 de julho. A data foi marcada pelo hasteamento das bandeiras na Orla do Banhado da cidade, aberto para todos os ramos, seguido por um Grande Jogo para o Ramo Escoteiro, finalizando com uma palestra com o astronauta Marcos Pontes no período da tarde.

A manhã começou com o hasteamento das bandeiras em alusão ao feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 realizado pela Prefeitura de São José dos Campos a pedido do Movimento Escoteiro. Ao término da solenidade os mais de 80 jovens de 11 a 15 anos participaram do “Grande Jogo: Jogos Vorazes” onde precisaram explorar pontos da cidade que são ligados ao 9 de julho, como a Rua Euclides Miragaia, a Estação Ferroviária e o Mercado Municipal, onde conheceram também o primeiro fotógrafo da cidade, o Seu Zezinho, que ainda possui uma banca no local com moedas e notas da década e diversas câmeras fotográficas. O término da atividade aconteceu no Parque Roberto Burle Marx, conhecido como Parque da Cidade, onde todos se reuniram para confraternizar.

No início da tarde, jovens e adultos puderam conhecer o astronauta e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que deu uma palestra no Auditório da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, para todos, tirando dúvidas e curiosidades sobre a profissão, o treinamento para se tornar astronautas até os dias atuais, motivando todos a seguirem seus sonhos. Para ele conversar com os jovens é muito importante: “Toda vez que eu tenho oportunidade de conversar com os jovens eu tenho um prazer gigantesco com isso, na verdade, eu considero isso uma das atividades mais importantes que eu faço, mesmo quando eu estava como ministro, às vezes eu cancelava reuniões para poder falar com os jovens. Mas por que isso? Porque eles são o futuro, não adianta a gente fazer tudo se a gente não prestar atenção nos jovens, na educação, nas escolas, nos professores, porque isso é o caminho. Principalmente na educação básica. Você vê esse trabalho que é feito no escotismo de forma geral é muito importante também porque traz valores importantes para os jovens, cria senso de união, de liderança, trabalho em equipe, então tem muita coisa que eles trabalham aqui que levam para a vida inteira”.

E para completar, o astronauta deixou um recado para todos os jovens: “Eu sou filho de faxineira, falavam que eu nunca conseguiria fazer nada porque era filho de pobre. Então deixo aqui o que ela me falava: ‘estude, trabalhe, persista, faça mais do que esperam de você e você chega onde você quiser’”.


Credito fotos: Pedro Trancho; Marjorie Martins.

Feriado de nove de julho é marcado por atividade distrital e visita de Marcos Pontes à São José dos Campos
Rolar para o topo