O prêmio “Aldo Chioratto”, em sua primeira edição no ano de 2023, visa reconhecer os jovens integrantes das UELs (Grupos Escoteiros/Seções Autônomas) da Região Escoteira de São Paulo que contribuem de forma exemplar e efetiva na conquista de suas Insígnias de Interesse Especial e no desenvolvimento de sua progressão pessoal.
QUEM FOI ALDO CHIORATTO
Aldo Chioratto, nascido em 05 de outubro de 1922 era escoteiro da Comissão Regional de Campinas e agregado à Cruzada Escoteira Pró-Constituição, foi incorporado nas tropas paulistas, como mensageiro requisitado pelo Coronel Mário Rangel.
Morreu aos 9 anos na manhã de 18 de setembro de 1932, na cidade de Campinas, durante um dos bombardeiros estratégicos comandado pelo major-aviador Eduardo Gomes, pelas Forças Armadas Brasileiras. Ele foi atingido por treze estilhaços de granada lançados por aviões adversários que bombardearam Campinas, ferindo-o mortalmente.
O garoto havia acabado de entregar uma correspondência para o comando revolucionário de Campinas na estação ferroviária, na área central da cidade, próximo à Vila Industrial.
Os restos mortais de Aldo repousam hoje no Mausoléu Constitucionalista, ao lado de outros tantos heróis dessa epopeia, como a única criança a receber tal homenagem.
PERFIL DOS PARTICIPANTES
Jovens de 6,5 anos a 21 anos incompletos da Região Escoteira de São Paulo, com registro escoteiro válido no período de aplicação do projeto em sua Seção/UEL, e que desenvolveram projetos inovadores em suas UELs e/ ou comunidades em qualquer uma das áreas/categorias definidas no item 4 deste regulamento.
CRONOGRAMA
- 19/07/2023 – Divulgação do regulamento desta edição do prêmio
- 24/07/2023 a 14/08/2023 – Período de inscrições do prêmio
- 04/09/2023 – Divulgação dos finalistas de cada categoria do prêmio
- 30/09/2023 – Cerimônia de premiação e divulgação oficial dos vencedores de cada categoria do prêmio
Confira o regulamento completo no botão abaixo:
Regulamento