Planetas, astros, ciências… o que já parece interessante e divertido naturalmente, pode ficar ainda melhor – com atividades escoteiras, é claro! Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Cientec), antigo Instituto Astronômico e Geofísico da USP, recebeu a tropa escoteira Disápta, do 125º Grupo Escoteiro Bororós, com os chefes Wilson da Fonseca e Wagner Malagrine. A programação especial explorou o lugar para que os jovens saíssem de lá com conhecimentos diferentes. O amplo espaço verde, toda a estrutura oferecida e até mesmo as esculturas de planetas espalhadas pelos jardins contribuíram para o acampamento.
O uso do espaço foi possível a partir da articulação entre a área de Métodos Educativos do Escritório Regional SP e o chefe Júlio César Klafke, voluntário do parque. Formado em astronomia, ele ajuda frequentemente nas atividades relacionadas ao assunto, além auxiliar na operação dos telescópios, no treinamento dos estagiários e na programação do planetário. “A proposta dessa atividade foi a realização de um antigo sonho”, comentou. Escoteiro entre 1972 e 1983 no Rio de Janeiro, retornou para o movimento no final de 2014 no 95º GE Piratinis, agora em São Paulo.
Ele foi o responsável pelas atividades de observação do céu com o telescópio Zeiss-Jena da década de 20, oficina de foguetes com garrafa pet, visitas às exposições de paleontologia, meteorologia e matemática, trilha guiada e planetário – que contou com apresentação exclusiva e especial de tema escoteiro. “Pensei em mostrar o céu, as estrelas, constelações e planetas em diferentes épocas e regiões da Terra, como se estivéssemos olhando para o céu em um acampamento qualquer”, contou o chefe Júlio. Segundo Marcos Ramacciato, supervisor de métodos educativos regional, o acampamento no parque serviu como um teste. “A ideia é oferecer aos grupos escoteiros no futuro um local para que o programa educativo, especialmente a área de ciência e tecnologia, seja tratado com excelência, inclusive contando com uma programação fixa”, disse ele.
Fotos por: Julio Klafke