Escoteiros participaram da inauguração do primeiro ponto público de coleta seletiva de lixo eletrônico (também chamando de e-lixo) da cidade de São Paulo, no parque do Ibirapuera. O ato ocorreu ontem, dia 14 de maio, com autoridades públicas. Robson Lancaster, comissário do 8º Distrito Escoteiro Butantã esteve presente junto a cinco escoteiros e um escotista do Grupo Escoteiro Guilherme Dumont Villares 380/SP.
Escotismo e sustentabilidade
Para Robson, a participação dos jovens foi “a plena demonstração de que nós, como membros do Movimento Escoteiro, somos estudantes, cidadãos e, inseridos na comunidade, nos mostramos úteis e responsáveis”. Ele considera que atividades como essa, de responsabilidade social e ambiental, estão alinhadas com o programa educativo e com os valores do Escotismo. Além disso a presença de escoteiros nos marca perante a sociedade como exemplos positivos.
A ação também está de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a agenda 2030 que é também apoiada pelos Escoteiros do Brasil. Tudo isso faz parte da causa do Escotismo, sob o mote de Educação para a Vida.
Movimento Greenk
A iniciativa do ponto de coleta é fruto de uma parceria entre o Movimento Greenk, que conscientiza a sociedade a respeito da correta destinação lixo eletrônico, e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. O Greenk também promove uma gincana entre escolas, da qual o Colégio Guilherme Dumont Villares – sede do grupo escoteiro – participa.
Segundo Robson, desde abril os escoteiros do grupo, que também são alunos do colégio, estão participando da gincana junto à escola. Devido à proximidade com a instituição e com a comunidade local, o grupo conseguiu inserir a atividade EducAção Escoteira no dia 19 de maio, data marcada para o encerramento do projeto.
O que é lixo eletrônico
O lixo eletrônico é composto por materiais que contém minerais pesados, como chumbo e lítio, altamente poluentes no meio ambiente. Além de contaminar solo e lençóis freáticos, são prejudiciais à saúde de pessoas que entram em contato com esses materiais em lixões.
Por conta disso, celulares, pilhas, baterias, computadores, câmeras e objetos correlatos precisam ser descartados separadamente.
O Brasil é o maior produtor desse tipo de resíduo na América Latina, segundo estudo realizado pela Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas. Em 2014, o país foi responsável por gerar 1,4 milhões de toneladas de e-lixo.
Escoteiros na mídia
A ação e a participação dos escoteiros ganhou destaque em diversos veículos. Confira:
TV Câmara
SPTV – Primeira edição
Metro Jornal
Portal da Prefeitura de São Paulo
TV Gazeta
Galeria de imagens