Ela tem apenas 11 anos, mas já vislumbra uma carreira política no futuro. Seguindo nessa trilha, a escoteira Mirella Martins Preza tomou posse no início do mês como vereadora mirim na Câmara Municipal de Arujá, para orgulho do Grupo Escoteiro Ya’Guara 523/SP, onde ela é membro desde setembro de 2023.
Aluna do 6º ano de um colégio da cidade, a jovem foi escolhida para se tornar uma vereadora mirim após inscrever o projeto de um ônibus tecnológico destinado ao transporte de estudantes de escolas públicas do município. Matriculada em uma escola privada, a ideia apresentada já nos dá a pista de que, de fato, Mirella busca “ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”.
Criado para estimular o interesse das crianças pela política, o objetivo da Câmara Mirim de Arujá é possibilitar a estudantes do Ensino Fundamental – matriculados do sexto ao nono ano – a vivência do processo democrático, através da realização de eleições nas escolas, participação em oficinas de elaboração de projetos de Lei e atuação como parlamentar em Sessões Plenárias Simuladas.
Acostumada com o processo democrático que envolve as decisões de sua tropa, Mirella já estava no rumo certo, tanto que, não bastando ser vereadora, também acabou eleita membro da Mesa Diretora. Mesmo sendo uma das mais jovens (a idade dos vereadores mirins varia entre 11 e 15 anos), a escoteira da patrulha Capivara vai atuar como 2a. Secretária.
“Não vejo a hora de começarem as sessões para colocar meu projeto em pauta”, disse a Mirella, ansiosa pela Sessão de Discussão e Votação das propostas, prevista para 22/5, às 18h, ambas na Câmara Municipal.
Bravo, Mirella, que sua travessia seja vitoriosa!