Construir uma região escoteira de maneira colaborativa: esse foi o objetivo do 1º Encontro de Gestores de Unidades Escoteiras Locais, realizado em 30 de julho no auditório da Unicid – Campus Tatuapé, em São Paulo (SP), cedido sem custo pela universidade. O evento contou com mais de 300 participantes, entre comissários distritais, responsáveis por grupos escoteiros e seções autônomas, e membros da Diretoria Regional.
Todos os diretores regionais estiveram presentes para se apresentarem, mostrarem quem são os integrantes de suas equipes e dizerem o que foi realizado nos primeiros100 dias de trabalho. A programação foi montada a partir de um levantamento do Escritório Regional sobre as principais dúvidas dos associados na gestão institucional das UEL’s, desde como fazer solicitações de condecorações até como usar o Sigue da melhor maneira, passando por muitas outras questões.
Usando essas demandas como orientação, a função do encontro foi informativa e o planejamento de seu conteúdo ocorreu com a participação dos comissários distritais. Juliano Ferreira Acuri, comissário do 27º Distrito Escoteiro Impisa, declarou: “Acredito que o evento mostrou um caminho cada vez maior de abrir portas para os grupos trabalharem em conjunto com a Diretoria Regional, com uma estratégia harmônica em prol do Escotismo”.
O destaque do dia ficou por conta das ações de captação de recursos que estão a todo vapor graças à criação de uma área específica para o assunto, que teve sua importância reconhecida e agora tem apoio profissional exclusivo. “Para o nosso distrito, a discussão sobre as possibilidades de captação foi um gatilho para trabalharmos um novo aspecto de cooperação entre os grupos”, afirmou Juliano.
Jabs Costa, diretor presidente dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, ressaltou que foi a primeira vez que um evento com tamanha oferta de informações foi realizado no estado. “Sem essa aproximação, o modelo de governança idealizado e proposto não teria nenhuma razão de ser”, disse. Agora, os que participaram do encontro têm a missão de refletir, sugerir melhorias e tomar as decisões que foram solicitadas. “Assim, seguiremos avançando para um Escotismo mais justo e próximo das bases, da maneira que precisa ser”, finalizou Jabs.
No mesmo dia, foi realizado o Encontro Regional de Coordenadores Distritais de Programa Educativo e de Gestão de Adultos, na Faculdade Flamingo (Barra Funda, na capital paulista) que reuniu mais de 160 participantes.
Com o objetivo de alinhar o trabalho da Diretoria Regional e das Coordenações do Programa Educativo dos distritos, o encontro permitiu que a equipe de cada ramo se reunisse com os escotistas responsáveis para explicar o funcionamento, assim como definir os próximos passos no intuito de aprimorar a aplicação do programa educativo nos respectivos distritos e consequentemente nas UEL´s.
Houve também a apresentação da nova Coordenação Regional de Saúde, do programa de estágio nas coordenações de ramo dos membros da Rede Nacional de Jovens Líderes e o alinhamento das Modalidades do Ar, do Mar e do Radioescotismo.
Segundo a coordenadora regional do ramo escoteiro, Elisa Garcia, a expectativa foi superada. Elisa relembrou que um coordenador distrital chegou a comentar que havia acordado cedo achando que “ia encarar o maior lenga-lenga com um discurso político”. O pragmatismo do evento, no entanto, o surpreendeu. Ficou feliz em reencontrar amigos e conhecer a equipe, além de ficar animado com os projetos e, em especial, com a visão da nova gestão de apoiar os distritos para que possam dar o respaldo necessário para dar o suporte necessário ao jovem nas UEL´s.
Já o Encontro Regional de Coordenadores Distritais de Gestão de Adultos (CDGAs) reuniu a grande maioria dos CDGAs da Região Escoteira de São Paulo, num evento bastante elogiado pelos presentes, que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que a Diretoria Regional de Gestão de Adultos vem realizando com a sua equipe de apoio, formada para dar suporte às diversas frentes de trabalho em andamento, tais como: Avaliação 360º; Descentralização de Cursos; Atualização de Grades; Projeto de Banco de Dados; EAD e Eventos de Gestão de Adultos.
Vários coordenadores manifestaram sua satisfação com os projetos apresentados e diversos procedimentos foram alinhados, com as informações passadas pelo Escritório Regional. Também foi proposto um grupo de trabalho para a criação de um Manual do Coordenador Distrital de Gestão de Adultos, que será elaborado pelos próprios CDGAs, para ajudá-los na padronização e realização de suas funções junto aos Distritos.
A ideia principal do evento foi mostrar aos Coordenadores Distritais de Gestão de Adultos a importância do seu papel, que na verdade é um braço da Diretoria Regional em seus distritos. “Juntos, seremos mais fortes” foi a mensagem passada em diversos momentos aos participantes.
Veja as fotos dos eventos em nosso Facebook oficial clicando aqui.