No dia 13 de maio, o 17º Distrito Escoteiro Santo Amaro realizou a Távola Pioneira, uma atividade destinada aos novos pioneiros e aos sêniores com idade próxima à passagem, para explicar o ramo e seus objetivos. A iniciativa e a organização foi da comissão pioneira distrital. A atividade aconteceu no G.E. Piratininga Amicitiae e contou com cerca de 60 jovens, com idades entre 17 e 21.
Na Távola, os jovens puderam conhecer um pouco sobre as místicas do ramo, da Progressão, o que são os projetos pioneiros e ainda tiveram a oportunidade de aplicar o Servir com um grande Mutirão de Limpeza no Grupo. Todo lixo retirado foi colocado em uma caçamba alugada e destinado corretamente.
A atividade foi importante para mostrar o que realmente o ramo pioneiro faz em suas vertentes, a forma como eles devem se desenvolver no ramo, e mostrar que o ramo Pioneiro é o mais diversificado do movimento.
“Gostamos da forma como o conteúdo foi aplicado, o formato do evento (visionário), a alimentação não foi forçada e a confraternização fluiu naturalmente. Base servir simples, objetiva e efetiva mostrando que o servir não precisa ser um mega evento, pode ser algo simples”, avaliou o Clã Ibirapitanga do G.E. Almirante Tamandaré.
Como parte da taxa de participação, foram arrecadados 110 quilos de ração canina para ser doada a ONG Cão Sem Dono. Ainda foi possível aproveitar a oportunidade do encontro com os Mestres do Distrito e discutir algumas ideias para o próximo encontro.