Jovens e escotistas foram homenageados em evento que reuniu 1.200 pessoas em Santos
Pelo terceiro ano consecutivo, o 13º. Distrito Escoteiro de São Paulo “Costa da Mata Atlântica” realizou uma celebração em homenagem ao Dia do Escoteiro. Desta vez, o dia 23 de abril foi comemorado em Santos, com uma homenagem aos jovens de destaque do distrito.
Realizado na noite de 19 de abril, no ginásio poliesportivo Arena Santos, o evento reuniu cerca de 1.200 pessoas, que com muitos aplausos e bravos saudaram os 138 jovens, dois de cada seção ativa da Baixada Santista, que receberam o diploma “Mundo Melhor” por se destacarem em seus grupos. Além disso, nove escotistas foram homenageados, recebendo medalhas de gratidão e por anos de bons serviços.
Participaram do evento escotistas, dirigentes, jovens e famílias dos 18 grupos escoteiros do 13º. Distrito da Região São Paulo, o qual cresceu 20,5% nos últimos três anos e hoje possui 1.615 filiados, entre 1.279 membros juvenis e 336 adultos voluntários.
Entre as autoridades presentes, o Vice-Prefeito de Santos, Sandoval Soares, representou o Prefeito do Município, Paulo Alexandre Barbosa; e o Secretário Adjunto de Planejamento Técnico de Guarujá, Renato Cardoso, representou o Prefeito Municipal de Guarujá, Válter Suman.
O comissário do 13º distrito, Sergio Teijeira, agradeceu a presença de todos, pela colaboração da Prefeitura de Santos na cessão do espaço, e à empresa Davi Flores pela doação dos arranjos de flores que decoraram a mesa, atendendo ao pedido do dirigente Luís Eduardo. “Temos muito para comemorar no nosso distrito, pois graças ao trabalho em equipe e a dedicação de todos estamos crescendo em quantidade e qualidade com muita integração entre todos os grupos. Que a Fraternidade Escoteira continue nos unindo!”.
De pai para filho, de filha para pai!
Ele não recebeu medalha ou diploma, mas com certeza estava cheio de orgulho. “O que eu mais posso querer? Ano passado meus filhos Isadora e Marcello foram homenageados como guia e pioneiro de destaque no Grupo Escoteiro Almirante Barroso, esse ano foi a vez do meu filho Eduardo, pioneiro do Barroso e da minha enteada Bia, escoteira no Ernesto Freire”, afirmou o Diretor-Presidente do 169º. Grupo Escoteiro Ernesto Freire, José Maurício Guerra.
Provavelmente a mais jovem da arquibancada, a futura lobinha Carolina Completo Carvalho Limongi Moreno ficou acordada e sem chorar durante todo o evento. Com apenas 8 meses, é uma típica filha do Escotismo, estava acompanhada do papai Pedro e da mamãe Marianna, chefes da tropa escoteira do 55º. Grupo Morvam Dias Figueiredo, que se apaixonaram quando eram sênior e guia no mesmo grupo, na década de 1990.
Também do Morvam, uma das mais radiantes na noite era a escoteira Nathaly Ribeiro de Souza, que além de ter recebido o Diploma por ser destaque em sua Tropa, entregou a medalha de 30 anos de Bons Serviços ao seu pai, o escotista Luciano Pereira de Souza, o Chefe Guga.
“Mesmo que minha mãe e meu pai tenham se conhecido e se apaixonado também no grupo escoteiro, o motivo de eu ter entrado foi o meu pai, que sempre me incentivou e me ensina a fazer nós desde pequena nós. Eu fiquei muito feliz com a medalha dele porque ele ama fazer parte desse movimento que acrescenta tanto na vida da nossa família”.
Homenageado pelo 248º. Grupo Escoteiro Serra do Mar, o sênior Guilherme de Almeida Santos, nunca teve um mês do escoteiro tão celebrado: “Recebi minha Lis de Ouro, passei para sênior, fui homenageado no Distrito, dia 28 faço 15 anos e no final de semana vou participar do ACANCI (Acampamento das Cidades Irmãs), do Ramo Sênior na Baixada Santista. Ser escoteiro é a melhor coisa da minha vida”, completa o jovem, que integra o Movimento Escoteiro há seis anos.
Confira as fotos no Facebook oficial