Lucca Mancilio, do Grupo Escoteiro Guia Lopes 39SP, conquistou no último dia 14 de janeiro de 2014 o distintivo especial de Eagle Scout da BSA (Boy Scouts of America), uma das mais importantes comendas escoteiras estadunidenses, e depois de uma temporada nos EUA, está voltando ao Brasil para dar continuidade à sua vida escoteira em seu Grupo Escoteiro de origem, onde foi Lobinho Cruzeiro do Sul.
Entrevistamos com exclusividade Lucca Mancilio, o escoteiro conquistou o distintivo especial Eagle Scout nos Estados Unidos e nos contou como foi essa experiência única em sua vida.
O primeiro contato dele com o escotismo foi nos Estados Unidos com seis anos, em seguida ele veio ao Brasil, foi Lobinho e depois retornou para os Estados Unidos e permaneceu por cerca de cinco anos e está retornando ao Brasil.
Comunicação Escoteira de São Paulo – Quando você entrou para o escotismo?
Lucca Mancilio – Entrei na 1ª série, quando eu tinha seis anos de idade (hoje está com 15 anos), lá nos Estados Unidos.
Comunicação Escoteira de São Paulo – Como conheceu o escotismo e como foi o primeiro contato com o movimento na sua vida?
Lucca Mancilio – Na minha escola (nos EUA) tinha uma tropa de escoteiros e eles sempre passavam para recrutar novos lobinhos para os grupos, eu me interessei, me inscrevi e acabei gostando.
Comunicação Escoteira de São Paulo – Como foi a experiência de conquistar o distintivo especial Eagle Scout?
Lucca Mancilio – Assim, no começo eu achei que ia ser fácil, mas não foi como eu imaginei, pois os requerimentos levam bastante tempo. Por exemplo, tem 21 especialidades que você precisa ganhar e muitas delas demoram mais de três meses. Como dormir 20 noites na barraca e participar de um projeto comunitário com pelo menos 100 horas dedicadas.
Entre outras ações que realizamos, gosto de ressaltar a restauração de uma área de leitura no meio de uma mata e também uma outra que em uma mata, na qual arrancamos todas as espécies invasivas que prejudicavam e matavam a flora do local e plantamos as nativas, para trazer a vida novamente, com cerca de 70 mudas. Um ato que também fez parte do projeto foi escrever uma série de cartas para figuras políticas manifestando problemas locais e pedindo reivindicações e melhorias.
Comunicação Escoteira de São Paulo – Quando ficou sabendo do Eagle Scout e quanto tempo demorou a conquista-lo?
Fiquei sabendo do Eagle Scout há quase cinco anos atrás, por volta de 2009, e só consegui conquistar em janeiro 2014.
Comunicação Escoteira de São Paulo – Qual o processo para conquistar o distintivo?
Lucca Mancilio – Na cerimônia vão todas as pessoas que influenciaram ou participaram de alguma maneira no processo de conquista do distintivo, como familiares, todos os membros do seu grupo escoteiro e seu mentor escoteiro.
Na cerimônia todas essas pessoas individualmente falam a expectativa sobre o Eagle Scout em relação a mim, quais foram os percalços, quais e como foram as atividades, em seguida eu coloco as minhas expectativas antes de conquistar e como se deu cada atividade com as pessoas que estavam envolvidas, tanto direta quanto indiretamente.
Comunicação Escoteira de São Paulo – Qual o significado do distintivo especial Eagle Scout e o que ele representa?
Lucca Mancilio – É um sinal de responsabilidade, quando mais esperam de você, lições da vida.
Nele contemplam 12 requisitos que todo escoteiro deve possuir:
– Honesto
– Leal
– Cuidadoso
– Amigável
– Cordial
– Gentil
– Disciplinado
– Corajoso
– Limpo
– Reverente a Deus
– Otimista
– Econômico
Comunicação Escoteira de São Paulo – O que o distintivo representa na vida do escoteiro?
Lucca Mancilio – Me mostrou como funciona o mundo numa escala maior e como ele nos afeta. Bem como conviver na sociedade acaba interferindo nas vidas das pessoas.
Comunicação Escoteira de São Paulo – Deixe uma mensagem para os escoteiros que buscam conquistar o Eagle Scout e para todos os escoteiros.
Lucca Mancilio – No começo, pode parecer difícil até demais, mas se você for persistente, lutar sempre e não desistir, você consegue chegar lá e atingir seus objetivos.