No último sábado, 14 de dezembro, a Diretoria Regional encerrou as atividades anuais comemorando várias conquistas e entregas. O evento começou com a inauguração do Centro de Memória Chefe Kaol Sugimoto; a homenagem ao Chefe Kaol foi escolhida pelo Conselho dos Velhos Lobos por todo o trabalho em prol da formação de Escotistas e Dirigentes da Região Escoteira de São Paulo.
O Espaço, que é um compromisso da gestão com a história escoteira, reúne várias lembranças dos cursos que ocorreram no Jaraguá e foi montado sob a coordenação da Diretora Regional de Métodos Educativos, Luciana Timoszcuk e com o auxílio da Escotista e historiadora Adriana de Lima Pinto e do Coordenador do Acervo Histórico Celso Correia Neves e seu adjunto Luis Gustavo. As várias lembranças foram limpas e fixadas para exposição de todos que visitam o Jaraguá.
Com grande emoção, a Diretora Vice-Presidente, Vânia Ferrari fez a abertura e todos os presentes puderam conhecer o espaço que, além de boas memórias, homenageia um grande escotista Paulista.
Logo em seguida, com a presença do Secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Sr. Raul Christiano Sanchez, do Coordenador de Políticas para a Juventude, Sr. Juliano Borges e do Sr. Anderson Campos, representante da Deputada Federal Fabiana Bolsonaro (PL), foi assinado o protocolo de intenção entre o Governo de São Paulo e os Escoteiros do Brasil – Região São Paulo, que tem por objeto a conjugação de esforços e apoio mútuo entre as partes, com a finalidade de planejar e elaborar um plano de trabalho com vistas à celebração de acordo de cooperação que trate do fomento do voluntariado entre os jovens, com ênfase no desenvolvimento de protagonismo e liderança juvenil.
Da parte da Região Escoteira de São Paulo, o protocolo foi assinado por Rodrigo Ramos, Diretor-Presidente, que juntamente com o Diretor de Relações Institucionais Matheus França ressaltou a importância de firmarmos acordo com o poder público, e que esse momento, além de histórico para os Escoteiros do Brasil, é o resultado de muito trabalho, articulação e negociação.
Na ocasião, Juliano Borges confirmou a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil reais que será destinado aos Escoteiros de São Paulo.
Segundo Rodrigo Ramos, desde 2022 a gestão vem evoluindo de forma rápida e positiva junto ao poder público, e esse relacionamento já tem trazido resultados positivos para o escotismo paulista com apoios às ações, e agora com um apoio financeiro também.
A próxima pauta do evento foi a Avaliação Regional – os Diretores e Coordenadores Regionais apresentaram os principais projetos desenvolvidos em 2024 e apontaram pontos de melhoria e quais as maiores aprendizagens nos eventos regionais. Em um clima de bastante alegria e realização, todos os diretores apresentaram suas ações, reconheceram os voluntários da gestão e ressaltaram os pontos mais positivos da gestão.
Houve um espaço para uma breve explicação do Advogado da UEB/SP que está tratando do tema do Sítio Vale das flores, mais conhecido como Sitio do Chefe Elmer. Ele explicou que o processo documental envolve diversas famílias, que se trata de um processo lento, e que por mais que algumas falas tratem a questão de forma simplista, isso não reflete a real situação, tendo em vista que alguns doadores não estão mais em vida.
Para encerrar, o Presidente Regional, juntamente com o Diretor Financeiro Lucas Jun, passou uma visão geral da evolução das contas da UEB, e houve grande comemoração com o resultado do caixa que está quase 300% acima do valor do início do ano.
O dia terminou em uma grande confraternização para comemorar as grandes conquistas deste ano que está terminando.