Dicas de como ajudar a sua UEL durante o distanciamento social?

No lado esquerdo da foto há uma chefe que aparece da cabeça até a altura da coxa, ela está de lado, segura um papel e a sua frente estão quatro lobinhos que aparecem da cabeça até a altura da cintura e olham para baixo. No canto superior direito tem o logo da Escoteiros do Brasil São Paulo e no canto inferior direito o texto em branco: Como ajudar sua UEL no distanciamento.

Por Morgana Rosa Russo  e Carlos Augusto Bandeira

Dicas de como ajudar a sua UEL durante o distanciamento social​

 A Unidade Escoteira Local (UEL) é o espaço onde a “magia” acontece, onde crianças e jovens, com a colaboração de adultos, aprendem a contribuir na construção de um mundo melhor. Os adultos, unidos por um mesmo ideal, através de um compromisso livre e voluntário e por meio da educação não formal, se preocupam com o desenvolvimento integral e com a educação continuada dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Para que o propósito do Movimento Escoteiro continue sendo aplicado de maneira eficiente durante esse período de distanciamento social, precisamos permanecer confiantes e engajados, demonstrar toda nossa capacidade de adaptação às mudanças, competência para aprender coisas novas, trabalho em equipe e, desse modo, manter a chama do Escotismo acesa em nossos jovens e em nós, adultos.

É importante que tenhamos sempre em mente que a rotina de todas as famílias, incluindo a nossa, foi afetada e que a do movimento escoteiro também foi. Contudo, mesmo dentro deste novo contexto, não podemos deixar de aplicar o Método Escoteiro embasado nos seus 5 pontos: aprender fazendo, vida em equipe, atividades progressivas atraentes e variadas, desenvolvimento pessoal com orientação individual e aceitação da lei e da promessa escoteira.

Uma dúvida natural nesse momento é: como manter a aplicação desses elementos e conservar a UEL ativa e participativa no cenário atual? Você, adulto voluntário, já se perguntou: como posso contribuir com a minha Unidade Escoteira Local? 

O Escotismo acabou perdendo um dos seus diferenciais mais importantes: a vida ao ar livre e o contato com a natureza, mas não perdeu uma das suas maiores tradições: a inovação. É chegado o momento de buscar novas e eficientes formas de aplicar o Método Escoteiro. Por isso temos algumas dicas que podem te ajudar: 

1. Busque ajuda!

Busque apoio nas pessoas que estão à sua volta, os coordenadores distritais dos ramos vão te ajudar em eventuais necessidades, que podem ser comuns a muitos escotistas durante esse período. 

Sabemos que cada cidade está lidando de maneiras diferentes com a Covid-19. Algumas UEL’s estão se preparando para retornar às atividades, mas é importante tomar precauções para que todos se mantenham seguros, inclusive falamos sobre atividades de patrulha nos tempos em tempos de distanciamento social. 

2. Invista em você e no seu aprendizado!

Para muitos, o distanciamento social e a maior permanência em suas casas possibilitou um novo olhar sobre si mesmo e uma reflexão sobre suas capacidades e necessidades nos mais diferentes âmbitos da vida e da sociedade. Muitos se engajaram no aprimoramento de suas funções. E dentro do Movimento Escoteiro não foi diferente. Desde o início da pandemia houve um aumento significativo do número de acessos no Campo Escola Virtual. Esse momento pode ser uma oportunidade de rever conceitos, adquirir novas habilidades e competências e porque não nos desafiar a ser cada dia uma versão melhor de nós mesmos. Explorar os cursos virtuais também é uma forma de se manter ativo no escotismo, inclusive nós já demos algumas dicas de como aprender a distância

Outra medida importante é reservar um tempo para trocar ideias com seu Assessor Pessoal de Formação (APF) sobre seu processo de desenvolvimento pessoal. Avaliar seu momento dentro da rota de aprendizagem. Traçar seu Plano Pessoal de Formação adaptado a essa nossa nova realidade pode auxiliar com suas responsabilidades educativas ou ainda apoiar quem está diretamente envolvido com tais responsabilidades em sua UEL.

 

Participar das comunidades de aprendizagem auto organizadas, previstas em nossa Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro  pode ser uma boa ideia. Elas permitem momentos muito enriquecedores, troca de vivências e crescimento coletivo, que mais do que nunca se fazem necessários. Uma oportunidade de compartilhar com seus pares ideias de atividades e maneiras de envolver as crianças e jovens nas atividades, assim como melhorar o envolvimento dos pais e responsáveis, mesmo que à distância.

Na foto há em destaque uma lobinha na esquerda que aparece da cabeça até a altura da cintura com o lenço branco e detalhes em azul claro e escuro, ela olha para as mãos de um menino a sua esquerda que segura um cordão vermelho. O menino aparece da cabeça até a altura cintura e usa lenço de cor marsala.

3. Fortaleça o vínculo adulto-jovem e entre os adultos

Mesmo que distante, é importante pensar em estratégias para envolver os adultos, sejam escotistas, dirigentes ou responsáveis. Organizar um Indaba ou mesmo uma confraternização on-line, mais descontraída. Seja criativo e envolva os adultos!  Além disso, é importante que estejamos sempre dispostos a compartilhar ideias e construir estratégias coletivamente.

Outro passo é estabelecer um canal de comunicação que os aproxime. A clareza de informações aproxima pessoas e promove confiabilidade nos processos. Então, conversar com os adultos voluntários e com os responsáveis, compartilhar as dificuldades encontradas, assim como os sucessos alcançados pode fortalecer o vínculo entre a família e a Unidade Escoteira Local. A pandemia favoreceu esse processo com a possibilidade de promover lives e reuniões on-line, nas quais as pessoas, no conforto das suas casas, podem receber informações de maneira clara para entender as ações que estão sendo planejadas. Há inúmeras maneiras de envolver os responsáveis pelos jovens, em um de nossos textos falamos sobre o envolvimento dos pais da alcatéia

É importante também atenção às necessidades das famílias dos associados, inclusive a dos adultos (escotistas e dirigentes), para que se sintam acolhidos e amparados neste momento. A compreensão das necessidades pode ser um dos caminhos para mantê-los ativos e motivados para que juntos encontrem uma forma de promover o retorno às atividades, além de ser um dos caminhos para entender os motivos do distanciamento de crianças e jovens das atividades escoteiras. Mais do que nunca, pais e responsáveis são as pessoas mais próximas das crianças e jovens e, portanto, uma fonte essencial de informação sobre as reais necessidades de cada um deles.

Por fim, vale lembrar que não existe uma “receita de bolo” para engajar as famílias nesse momento e conduzir a Unidade Escoteira Local com sucesso mesmo à distância. É necessário refletir e encontrar uma fórmula própria e adequada à sua realidade. 

É importante que dentro de cada realidade, se busque um caminho para seguir e manter o escotismo ativo dentro da sua comunidade. Esperamos que os apontamentos deste texto possam servir de inspiração para que escotistas e dirigentes descubram o seu caminho.

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