Desfile em alusão ao aniversário de 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

O desfile em alusão ao aniversário de 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 contou com a presença significativa dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo. Estiveram presentes cerca de 750 associados de 37 unidades escoteiras locais, entre lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros, escotistas e dirigentes, na manhã do domingo (9), no Parque do Ibirapuera,  em frente ao Obelisco Mausoléu aos Hérois de 32 na capital. 

No Palanque de honra do desfile estiveram representando a região escoteira de São Paulo, Rodrigo Ramos de Freitas (diretor-presidente) e Lucas Jun Sakajiri (Diretor Financeiro), que neste ano foi agraciado com a Medalha Constitucionalista, concedida pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC. “Muito feliz por receber esta honraria tão representativa para o estado de São Paulo e para a democracia. Saio com a motivação reforçada e aproveito a ocasião para destacar a importância de reconhecer os nossos voluntários, utilizando as várias formas de reconhecimento disponíveis”, declara Lucas Jun.

A honraria foi criada para galardoar aqueles que, por seus méritos e serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista, se tenham tornado pessoas dignas de especial distinção. A condecoração tem sido entregue todos os anos a um representante do nível regional dos Escoteiros do Brasil- Região São Paulo, em reconhecimento à instituição.

Estiveram presentes o prefeito e o governador do estado, secretários estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o presidente do Tribunal de Justiça, deputados federais, estaduais e vereadores paulistanos. Também, fazendo parte desse momento tão importante, esteve presente o Presidente da Diretoria Executiva do M.M.D.C Dr.Carlos Alberto Maciel Romagnoli. 

Na ocasião, “Essa data além de representativa para os Paulistas, é um grande encontro dos Escoteiros de São Paulo, principalmente por sermos a maior instituição não militar a desfilar, e sempre é muito bom vermos nossos jovens cumprindo com seus deveres cívicos.” afirma Rodrigo Ramos, diretor-presidente da Região Escoteira de São Paulo.

Por fim Jovens escoteiros e Escotistas fizeram uma visita ao Monumento Obelisco do Ibirapuera, onde conheceram um pouco mais da história e o local, onde estão os restos mortais do escoteiro Aldo Chioratto (05/10/1922–18/09/1932) que tinha quase 10 anos de idade quando foi escolhido como mensageiro do Coronel Mário Rangel no quartel em Campinas. Aldo foi atingido pelos estilhaços de uma bomba lançada por um avião federal próximo às estações ferroviárias das Companhias Mogiana e Paulista no centro de Campinas e faleceu imediatamente com os fragmentos da explosão. O escoteiro se tornou a única criança a receber esta homenagem. 

Confira as fotos do evento


Colaboração de texto: Francisco Lima
Fotos: Francisco e Edson

Desfile em alusão ao aniversário de 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932
Rolar para o topo