Os Escoteiros do Brasil reiteram sua clara posição, constante em sua Política de Proteção Infantojuvenil, de prezar pelo total respeito à integridade física e psicológica das crianças e dos adolescentes que, junto com suas famílias, integram o Movimento Escoteiro no Brasil.
O Escotismo baseia-se em valores que incluem o respeito ao próximo, a cordialidade e a confiança, tendo como principal objetivo o desenvolvimento e a construção do caráter das crianças, dos adolescentes e dos jovens, que são a verdadeira essência do Movimento Escoteiro.
Por isso, toda e qualquer atitude que não esteja de acordo com os valores escoteiros é passível de determinar a exclusão do quadro associativo dos Escoteiros do Brasil daquele que o praticou. Assim, diante do resultado da perícia realizada pelas autoridades policiais, a qual aponta Ricardo Krause Esteves Najjar como possível autor da morte de sua filha, Sophia Najjar, os Escoteiros do Brasil declaram que, a título cautelar e preventivo, o adulto está afastado da instituição.
Consternados, os Escoteiros do Brasil e seus associados se unem à dor e prestam seus mais sinceros sentimentos à família, também escoteira, da menina Sophia.
Marco Aurélio Romeu Fernandes
Diretor Presidente
União dos Escoteiros do Brasil
Antonio Livio Abraços Jorge
Diretor Presidente
União dos Escoteiros do Brasil
Região de São Paulo