13º Distrito Escoteiro realizou CP e CI do Ramo Lobinho no último final de semana.
A Gestão de Adultos do 13º Distrito Escoteiro Costa da Mata Atlântica deu o pontapé inicial na Formação de Escotistas de 2023. No final de semana, dias 11 e 12 de março, foram realizados dois cursos em Santos: o Curso Preliminar, dirigido pelo formador Sergio Teijeira e o Curso Intermediário do Ramo Lobinho, dirigido pelo formador Yuri Lima Barbosa.
“Iniciativas de formação de forma descentralizada ajudam nossos adultos voluntários a se capacitarem com um menor custo e com menor impacto geral em termos de tempo e deslocamento, aproveitando recursos disponíveis no próprio distrito, como equipe de formadores e locais de execução”, afirma o Coordenador Distrital de Gestão de Adultos do 13º, Rossandro Padilha.
Segundo ele, além de fomentar cada vez mais a participação e desenvolvimento dos escotistas e dirigentes, os cursos descentralizados são uma oportunidade de engajar novos formadores nesta atividade, bem como atender demandas específicas. “Mapeamos no fim do segundo semestre de 2022 e validamos em nosso Indaba Distrital a necessidade desses dois cursos, bem como a de outros já incluídos na nossa agenda anual”, completou Rossandro.
Realizado na sede do 11º Grupo Escoteiro do Mar Carmo, a formação contou com todo o apoio da diretoria do grupo anfitrião, que cedeu inclusive a sua comissão de pais para atuar como equipe de cozinha durante todo o evento. Ao todo, 35 pessoas participaram do Curso Preliminar e 21 do Curso Intermediário do Ramo Lobinho, dos seguintes grupos escoteiros: 11º do Mar Carmo, 13º do Mar Almirante Barroso, 55º Morvan Dias Figueiredo, 152º Falcão Negro, 175º do Mar Albatroz, 187º Tude Bastos, 234º São Vicente, 248º Serra do Mar, 322º Mata Atlântica, 347º Praia Grande, 455º Fortaleza do Itaipu, e 506º Guará Vermelho.
Texto por: Rejane Lima