No último dia 09, os cursantes do CT Mar do primeiro semestre de 2024 estiveram no 8°Distrito Naval para a realização da prova de Arrais Amador. Esse item, incluso no curso, é a última etapa que os cursantes precisam realizar para terminar o CT Mar, sendo que tiveram 4 dias de cursos e diversas atividades.
Para o diretor-presidente regional, chefe Rodrigo Ramos, que foi um dos cursantes: “Realmente é a região escoteira de São Paulo focando no que agrega valor ao escotismo paulista, pois não havia um CTMar no estado desde 2016 e agora, além do curso, voltamos a ser uma escola naútica reconhecida pela marinha” completa o diretor.
Esse evento foi de grande sucesso para a região, principalmente porque o curso teve 100% de aprovação na prova de Arrais aplicada, uma marco importante também.
O diretor do CT Mar, Chefe Gutemberg, Coordenador Adjunto Nacional da Modalidade do Mar comenta:
A principal preocupação de um Comandante de embarcação sempre é deixar um porto seguro, realizar uma travessia em segurança, evitando e desviando de obstáculos que coloquem sua embarcação em risco e chegar a um novo porto em segurança, cumprindo seu objetivo!
O estereótipo que todos temos de um Capitão é daquele que senta-se confortavelmente em sua cadeira, olha através das vigias do passadiço de comando contemplando a bela natureza que se prostra diante da proa de seu navio, enquanto dezenas de outros realizam as mais diversas tarefas, nem sempre agradáveis.
Sim, isso é fato! A maior responsabilidade de todo comandante é a escolha acertada de sua tripulação. É orientar para o resultado e dar o rumo a seguir. Sem uma tripulação competente, nenhum comandante chega a seu destino com sucesso e segurança.
Em uma tripulação não existe o “eu”, mas o “nós”. Não existe o “meu” mas o “nosso”.
Dessa forma, findado o CTMar SP 2024, desejo de todo coração agradecer nossa tripulação que se desdobraram de forma ímpar para que chegássemos ao nosso “porto seguro” em absoluta segurança. Assim devem ser todas as nossas atividades!
À equipe de Formadores, meu mais sincero grato, gratíssimo e um sonoro Bravo Zulu! Aos queridos cursante, minha admiração pela dedicação e comprometimento com o curso e com sua equipe de Formadores.
À Diretoria Regional, nossos agradecimentos pela confiança depositada. 100% de aprovação, elogiada pelo pessoal da própria Marinha do Brasil não é coincidência! É trabalho sério e comprometimento!
Como último ato deste Diretor: “Içar na verga por Bombordo as flâmulas BRAVO – ZULU!”
Parabéns a todos!!
Gutemberg Felipe Martins da Silva
Chefe Escoteiro do Mar – IM3